Fórum da Disciplina

Polo Joinville - Luciana

 
Imagem de Luciana Santos Costa Vieira
Polo Joinville - Luciana
por Luciana Santos Costa Vieira - Friday, 23 Mar 2018, 12:01
 

Conforme abordado em nossa disciplina, a Antropologia pode proporcionar diversas contribuições à Administração. Entre essas colaborações, o estudo da “cultura organizacional” é uma das mais expressivas. Reflita e expresse sua percepção sobre a seguinte questão: por que o tema da “cultura organizacional” é relevante para a Administração?

Imagem de Aleshisa Mascarello (17301133)
Re: Polo Joinville - Luciana
por Aleshisa Mascarello (17301133) - Saturday, 24 Mar 2018, 01:15
 

Após um breve estudo do material disponibilizado acredito que compreender a cultura organizacional é compreender a vida organizacional em toda sua riqueza e variação considerando a coletividade.

No desenvolvimento das atividades do administrador (planejamento, organização, direção e controle), é necessário que se construam relacionamentos dentro da organização pautados na confiança, valores convergentes com o propósito da empresa, comprometimento, segurança e qualidade das interações. Essas relações são construídas em premissas culturais e o estreitamento ou fragmentação serão decisivos para que o caminhar individual corresponda a missão e valores da empresa.

Por isso, acredito que a relevância do estudo do tema “Cultura organizacional” para a Administração está relacionada a fortalecer dentro da organização uma visão clara de como traçar objetivos e metas congruentes com a missão e valores da organização.

Imagem de Eduardo da Silva Emilio (17301147)
Re: Polo Joinville - Luciana
por Eduardo da Silva Emilio (17301147) - Saturday, 24 Mar 2018, 23:18
 

Com base nos estudos e vivencia na fase de profissionalização da empresa que atuo, acredito que o estudo da Cultura Organizacional, é muito importante para o planejamento estratégico da Organização. Pode-se assim, identificar pontos marcantes da organização e alinhar estratégias administrativas para que os objetivos sejam alcançados, de acordo com a ideologia e perfil da empresa.

É importante conhecer cada pessoa, e a contribuição de cada uma delas em suas funções. O relacionamento entre elas, é ponto fundamental para continuidade do negócio.

Uma empresa com uma cultura organizacional bem definida, consegue com maior facilidade, promover a satisfação de seus colaboradores, fazer com que sua marca seja reconhecida no mercado, e a qualidade cada vez mais evidenciada.

E por essa razão, reconheço a importância do estudo da Cultura Organizacional, e sua relevância para a Administração.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Monday, 2 Apr 2018, 22:42
 

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 18:03
 

Olá boa tarde Segue a postagem do aluno Raphael

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 18:06
 

Olá boa Tarde segue a resposta da aluna Débora da Silva

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 18:44
 

Olá Boa Noite, segue resposta da aluna Gilianny.

 

FÓRUM ANTROPOLOGIA

 

Aluna: Gillianny Martins Nunes

Matricula:17 301 150

 

Conforme abordado em nossa disciplina, a Antropologia pode proporcionar diversas contribuições à Administração. Entre essas colaborações, o estudo da “cultura organizacional” é uma das mais expressivas. Reflita e expresse sua percepção sobre a seguinte questão: por que o tema da “cultura organizacional” é relevante para a Administração?

 

A cultura é um molde onde os sujeitos são socializados e ela é uma forma de ser dos próprios grupos sociais, ela também nos informa como agem e pensam os sujeitos daqueles grupos.

Temos que levar em consideração o fato de que há uma cultura da organização e uma cultura na organização, pois uma é o que se pretende que seja e a outra o que se faz efetivamente (RIFIOTIS, 2018). É importante para o administrador conhecer as duas formas, ou seja, a cultura oficial considerada a mais adequada pela direção e o que os sujeitos concretos nos diversos segmentos da organização fazem com as diretivas vindas da direção. É a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades.

Através da cultura organizacional podemos conhecer os sujeitos e adequar a forma como as pessoas dentro da organização serão tratadas. Além desses fatores, a importância de uma cultura organizacional dentro da empresa pode auxiliar na definição de limites para os colaboradores, na coerência nos atos dos empregados, na motivação no trabalho dos mesmos entre outros aspectos. A cultura organizacional ajuda a reduzir a incerteza no ambiente de trabalho, determinando a forma como as atividades devem ser executadas. É importante que a cultura organizacional seja uma questão dinâmica, pois é suscetível à mudanças com o passar do tempo, já que sofre influência do ambiente externo.

Uma empresa com os valores bem definidos e compartilhados aumenta o impacto positivo da liderança em relação ao comportamento dos funcionários. Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.

 

Fontes:

            Cultura Organizacional. Disponível em: http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html. Acesso em: 03/04/2018.

ENDEARVOR BRASIL. A Importância da Cultura Organizacional Para a Sua Empresa. Disponível em:https://endeavor.org.br/importancia-cultura-organizacional-para-empresa/. Acesso em: 03/04/2018.

            RIFIOTIS, T. Antropologia Aplicada à Administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2017.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 21:30
 

Olá Boa Noite, segue a participação da aluna Miriam.

 

Aluna: Miriam Cristine da Silva Emilio dos Santos – Matrícula: 17301169

 

FÓRUM DE ANTROPOLOGIA

 

A cultura organizacional tem como sentido o lado humano das organizações, é ela quem direciona as práticas, crenças, políticas e valores que irão conduzir as tomadas de decisões.

            E com base na cultura organizacional que os comportamentos e relacionamentos da empresa são estabelecidos, ou seja é um conjunto de hábitos que conduzem a forma de agir e pensar das organizações.

            A cultura organizacional busca estabelecer regras para o cumprimento dos objetivos e vem em auxilio a administração estratégica.

            Cada organização tem sua própria cultura, com sua particularidade, tornando assim a única a cultura de cada empresa pois estão baseadas em valores e princípios de seus administradores.

            Cito como exemplo de empresa com uma cultura definida e amplamente divulgada a empresa que trabalho a TOTVS - Nossa Cultura - #SOMOSTOTVER que tem como pontos principais:

  • Tecnologia + Conhecimento são nosso DNA
  • Proximidade – Com os TOTVERS (colaboradores) e Clientes.
  • Qualidade – Somos criativos e não temos medo de errar.
  • Valorizamos gente boa que é boa gente.

Essa cultura que norteia nosso dia a dia de trabalho, e é com base nela que buscamos cumprir nossas metas, sempre focados na qualidade das entregas aos clientes, com toda certeza ter essa cultura amplamente divulgada para nos participantes garante que os valores e atitudes esperados sejam alcançados.

E a cultura organizacional a responsável por diferenciar uma organização da outra, é ela que vai definir os relacionamentos com colaboradores auxiliando na motivação ao trabalho.

Considero a cultura organizacional é a base da administração, é imprescindível para o bom funcionamento da organização e atingimento de resultados.

 

Fontes:

CULTURA ORGANIZACIONAL - Disponível em:        

http://www.portal-administracao.com/2014/10/cultura-organizacional-conceito-aspectos.html

A ADMINISTRAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL FACILITA O SUCESSO EMPRESARIAL? Disponível em: http://www.machadosobrinho.com.br/revista_online/publicacao/artigos/Artigo01REMS5.pdf

Institucional TOTVS | Nossa Cultura #SOMOSTOTVERS - Disponível em

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 21:52
 

Olá Boa Noite, segue a contribuição do aluno Carlos

Nome: Carlos de Souza Oliveira

Matrícula: 11301141

Como a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia, ela direciona as ações dessas pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais. Ao final, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização como planejamento, organização, direção e controle para que se possa melhor conhecer a organização.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Tuesday, 3 Apr 2018, 21:55
 

Olá boa Noite , segue a contribuição do aluno Thomas:

 


Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 12:55
 

Olá Boa Tarde, segue a participação da aluna Djesse.

Djesse Cristina Cardoso Ramos (17301504)

A cultura organizacional é que vai desenvolver diretrizes para a empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários. E é importante deixar claro quais são os valores e visões em que a organização acredita. Colaboradores que não estão diretamente ligados à cultura organizacional pode acabar tendo comportamentos incompatíveis com o que a empresa deseja transmitir, causando uma má impressão do negócio. Por isso a cultura organizacional deve estar presente e visível no dia-a-dia, envolvendo todos os setores da empresa. Dessa forma, é encorajado um ambiente de trabalho mais harmonioso, em que todos sabem onde estão trabalhando e aonde podem chegar.

Quando a política organizacional não é clara, seja por um linguajar de difícil compreensão ou por não ser divulgada adequadamente, passará a se tornar um obstáculo para o desenvolvimento do negócio. É possível que ela resulte em desconforto e falta de sinergia entre os colaboradores se não for revista, acarretando gastos e perdas com troca de pessoal e baixa produtividade.  

Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, produtividade e sintonia entre todos os envolvidos.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 12:56
 

Olá Boa Tarde, segue a participação do aluno Alex

ALUNO: Alex Douglas Caetano da Silva
Matricula: 17301688

Conforme abordado na nossa disciplina à cultura organizacional, é uma representação dos valores, crenças, atitudes e forma que as decisões são tomadas, ou seja, o estudo das representações garante que todos os colaboradores estarão trabalhando para o cumprimento dos objetivos da empresa, pois na grande maioria o principal objetivo da empresa é gerar lucros.
A grande diferença está interligada na liderança onde os gestores têm definido qual a missão, valores e objetivos da organização, tendo uma visão holísticas de todos os processos, criando um ambiente de trabalho agradável.
REFERÊNCIA
ROSSETTI, José Paschoal, Introdução à economia, 20 ed. p. 469, São Paulo, Atlas, 2003.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 20:52
 

Olá Boa noite , segue a colaboração da aluna Céli

Aluna: Céli Hend

Matrícula: 17301143

 

Aluna: Céli Hend

Matrícula: 17301143

A cultura organizacional passou a ser estudada mais profundamente na década de 1980, após a queda de produtividade na indústria americana, sendo que esta se viu compelida a copiar o estilo japonês de administrar. Hoje o conceito de cultura organizacional é amplamente difundido nas instituições com o intuito de dar um norte aos seus funcionários, guiando a maneira de agir dos clientes internos e externos.

Deve-se sempre estudar e analisar a cultura formal, mas principalmente a informal que está presente em todas as instituições.  A cultura formal é aquela que está visível facilmente e é implementada pela própria empresa. Já a cultura informal encontra-se mais escondida e geralmente é criada e transmitida pelos funcionários a fim de adaptarem-se as normas cotidianas. A cultura informal muitas vezes é renegada, porém pode depor muito mais sobre a organização que a cultura formalmente instituída.

 Estudar a cultura da organização nos auxilia a compreender a engrenagem organizacional, identificando os problemas e corrigindo-os de forma mais fácil e amena, bem como prevenindo futuras adversidades. Enfim, o estudo da cultura organizacional auxiliar o administrador a tomar decisões embasadas na realidade em que atua.

Antropologia aplicada à administração / Theóphilos Rifiotis. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2017. 130 p.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 23:02
 

Olá Boa Noite, segue a participação da aluna Patricia.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 23:05
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Jaison.

Jaison Jadiel Raboch (17301155)

Cultura organizacional – Fórum Antropologia

Acredito que a Cultura organizacional seja de extreme relevância para a administração de uma empresa porque é ela que ajuda no crescimento de uma empresa. De que adianta trazer o melhor profissional para empresa se ela não está alinhado com a cultura? E do que adianta você ter um empresa com performance excepcional se o ambiente de trabalho não é bom?

Os benefícios de uma cultura organizacional forte são vários, como por exemplo:

- Uma equipe engajada no mesmo objetivo

- Pessoas felizes e satisfeitas

- Equipe produtiva

- Diminuição dos pedidos de demissão

Quando as pessoas se identificam com o local de trabalho, e compartilham dos mesmo principos e valores que a empresa prega fica tudo mais fácil.

Na empresa em que trabalho vejo uma preocupação enorme nesse ponto, a partir do resultado de uma pesquisa de clima com os colaboradores, houve várias mudanças para alinhar a cultura da empresa com o que os funcionários esperam dela.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 23:07
 

Olá Boa Noite , segue a colaboração da aluna Aline.

Nome: Aline Pinto

Matrícula: 17301502

      A cultura organizacional consiste nas relações e na maneira como as pessoas se organizam e interagem dentro da organização. Ela pode influenciar positivamente ou negativamente, o desenvolvimento da organização.

      Embora a cultura de uma organização se desenvolva a partir de vários elementos, é imprescindível o papel das lideranças em sua formatação e em especial, a responsabilidade do administrador nesse processo. Ao analisar a Cultura Organizacional é importante salientar a figura da liderança que está intercalada com a formação, evolução, transformação e destruição da Cultura. A cultura é criada primeiramente, pelas ações dos líderes e deve ser inserida e fortalecida por cada um dos líderes organizacionais. Quando a cultura se torna disfuncional, o papel do administrador é necessário para ajudar o grupo a desaprender algumas de suas suposições culturais e a aprender suposições novas ou que estejam adequadas ao modelo da organização.

      Portanto, para a administração a cultura organizacional é um importante instrumento de poder em relação às transformações constantes ocorridas dentro do ambiente organizacional.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Wednesday, 4 Apr 2018, 23:59
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Mauricio.

Maurício Ruviaro
Matrícula: 17301168
Fórum de Antropologia
A cultura organizacional é relevante para a Administração porque representa o comportamento, a maneira como se estabelecem os relacionamentos e a própria forma de expressão dos colaboradores dentro de uma organização.
Em função de sua história e do perfil de seus colaboradores, uma organização fundamenta-se sobre princípios, valores, práticas e símbolos que caracterizarão o seu dia-a-dia e a sua postura diante do público ou do mercado.
Para o bom andamento e o sucesso da organização é essencial que todos os colaboradores saibam e tenham acesso a documentos que explicitem os valores e os objetivos de curto, médio e longo prazo da empresa.
O vídeo abaixo traz informações interessante a respeito da Cultura Organizacional:
https://www.youtube.com/watch?v=EAnnkbNTEJs

 

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:00
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Silvio.

Silvio Rosa Willrich
Matrícula 17301177
 

Como administradores, parte da nossa função (eu diria a principal) é fazer com que a empresa atinja a sua visão de futuro. Que ela realize o propósito sonhado pela alta gestão. Que consigamos desdobrar no planejamento estratégico da empresa este propósito. E que consigamos fazer com que este planejamento estratégico da empresa se transformem em ações e sejam percebidos também nos âmbitos táticos e operacionais da organização. A forma de garantir que todas as decisões tomadas desde o alto escalão até o "chão de fábrica" sejam norteadas pelos mesmos critérios e que estas levem a empresa a atingir o seu propósito (sua visão) é através da Cultura Organizacional.
A cultura organizacional não se limita apenas aos valores da organização, mas também com formas de pensar, maneira de trabalhar e ideais comuns.
Uma cultura organizacional bem difundida e aceita por seus funcionários garante que estes pensem da mesma forma, ajam da mesma maneira, decidam baseados nos mesmos critérios e busquem em todas as ações do cotidiano, da mais simples à mais complexa, chegar um pouco mais perto do que foi sonhado como um propósito para aquela organização.
Através da cultura organizacional garantimos que todos na empresa tenham acesso aos mesmos conceitos, sigam os mesmos princípios, atendam às mesmas regras, se comportem de forma semelhante e busquem formas de soluções para os problemas de acordo com os mesmos valores.
A cultura organizacional é considerada um dos principais fatores críticos de sucesso para gestão estratégica, conforme Barbassa em seu site Stratec, e deve ser tratada com a devida atenção merecida.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


06 FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA GESTÃO ESTRATÉGICA. Disponível em: <http://www.stratec.com.br/blog/2013/agosto/06-fatores-criticos-para-o-sucesso-da-gestao-estrategica>.  Acesso em 05 de abril de 2018.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:06
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração da aluna Raquel.

Raquel Rybandt (17301174)

A cultura organizacional, que tem estudos desenvolvidos na área da administração desde a década de 20, tem forte influência na dinâmica empresarial, comportamento de seus colaboradores e funcionamento da cultura tradicional dentro do setor profissional.

A gestão organizacional está intimamente ligada também à cultura organizacional, decisões e caminhos são orientados por meio dela, que provem de um planejamento influenciado por esta cultura. Isso que é chamado de cultural organizacional é também um comportamento, muitas vezes invisível aos indivíduos que o praticam, naturalizando atitudes e formas de pensar.

Existe sempre uma cultura dita oficial, dentro das organizações, este que seria um lado bom e deve ser incentivado/validado pelo administrador, este que deve conhecer as diferentes realidades dentro da empresa e gerir de acordo com cada “mundo cultural” em que se encontra.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:08
 

Olá Boa noite, segue a colaboração do aluno Paulo

Nome: Paulo Roberto Lima Junior Matrícula: 17301171 Fórum de Antropologia: Conforme abordado em nossa disciplina, a Antropologia pode proporcionar diversas contribuições à Administração. Entre essas colaborações, o estudo da “cultura organizacional” é uma das mais expressivas. Reflita e expresse sua percepção sobre a seguinte questão: por que o tema da “cultura organizacional” é relevante para a Administração?

Estudar a Cultura Organizacional é de extrema relevância para a Administração. Emprestando as definições de Cultura de Tylor (1871), que diz que a cultura “é todo complexo que compreende ao mesmo tempo ciências, crenças, artes, moral, leis, costumes e outras faculdades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade”, e de Kroeber & Kluckhohn (1963), que dizem que a cultura “consiste em padrões explícitos e implícitos de comportamentos e para o comportamento, adquiridos e transmitidos por meio de símbolos”, ambas citadas por Rifotis (2017), podemos concluir que estudar a cultura organizacional, para o Administrador, é o mesmo que estudar crenças, costumes, hábitos, comportamentos, leis e padrões implícitos e explícitos dentro de uma organização e como estes se trasmitem. Conforme abordado por Rifotis (2017) em citação a Schein (1985), “cada organização tem uma cultura”, sendo assim imprescindível ao administrador da organização conhece-la para poder exercer a administração no contexto organizacional em que se encontra. Rifotis (2017) expõe ainda que, em relação à cultura organizacional, “uma coisa é o que se pretende que seja e outra o que se faz efetivamente”, sendo a primeira “uma ‘cultura oficial’, uma ‘ideologia’, um sistema de valores e ideias considerados mais adequados pela direção, (...) uma espécie de ‘boa cultura’, (...) que o administrador deve contribuir para fazer reforçar e propagar”, e a segunda, “geralmente diferente da primeira, (...) o que os sujeitos concretos nos diversos segmentos de uma organização fazem com aquelas diretivas”. Desta forma, o estudo científico do tema, aplicando princípios antropológicos e principalmente a alteridade, é fundamental para que o Administrador entenda o que se passa a fundo na organização e possa então agir baseado no que é efetivamente encontrado na organização versus a chamada “cultura oficial”.

Fonte: RIFIOTIS, Theóphilos. Antropologia Aplicada à Administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2017.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:11
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Jean

Jean Davi  Frainer

Matricula: 17301156

 

Cada vez mais se dissemina a mentalidade de que o trabalho deve ser um lugar prazeroso. As pessoas não são motivadas apenas pelo dinheiro, mas por um conjunto de elementos em uma organização e esse clima é criado por meio da cultura organizacional, que torna uma empresa diferente das demais.

Por cultura organizacional entende-se a personalidade, essência, as características que a empresa possui, mas também o conjunto de hábitos e valores que são compartilhados por todos os colaboradores, para atingir seus fins. As rotinas, os comportamentos, símbolos, crenças, normas, o modo como faz seus negócios e trata seus clientes e funcionários são elementos que constituem tal cultura, e exprimem a identidade da organização.

Essa cultura é importante para manter a sobrevivência da empresa, prever comportamentos, gerar maior responsabilidade, diminuir a rotatividade de funcionários e não deve se chocar com os valores da maioria dos colaboradores. Nesse último ponto, é importante levar em conta os processos de recrutamento, que devem analisar se o perfil do candidato é adequado e compatível com os valores da empresa.

 A preocupação em construir uma cultura organização garante maior sintonia entre todos os envolvidos e favorece a longevidade da instituição, uma vez que produtos e serviços podem ser copiados, mas a essência e o modo com se faz, não. Por fim, uma função importante dessa cultura é servir como guia e alinhar os colaboradores dentro dos objetivos da empresa. Além disso, ela também cria um senso de pertencimento, gerando dedicação, comprometimento e engajamento.

É fundamental possuir uma cultura consolidada e a forma como ela é comunicada e se apresenta no dia a dia dos colaboradores é o diferencial. Por isso, entende-se como importante tê-la bem definida e disseminar por todos os níveis.

 

Referências

 

CLOSS, Daniéli. Cultura Organizacional: Tudo o que você precisa saber para transformar a da sua empresa. Disponível em: <https://endomarketing.tv/cultura-organizacional/>;. Acesso em: 5 abr. 2018.

 

MENDES, Jerônimo. Como entender a cultura organizacional da sua empresa. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-entender-a-cultura-organizacional-da-sua-empresa/46093/>;. Acesso em: 3 abr. 2018.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:16
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Jackson

Aluno: Jackson Ricardo Lino

Matrícula: 17301153

Desde a década de 1980 os norte americanos perceberam os benefícios da tradicional e forte cultura japonesa para os negócios.

Os mesmos tem atribuído ao modos operandi japonês, o sucesso que tem experimentado principalmente após a grande segunda guerra, tornando-se referência em soluções e produtividade.

Particularmente, acredito que a cultura oriental de fato contribuiu para o sucesso de suas organizações, mas que esta vitórias são fruto primeiramente de uma cultura naturalmente  informal, que carrega as características de personalidade e história daquele povo. Já a formalização dessa cultura representa a percepção da necessidade de constante incremento de produtividade, onde aprende-se com acertos e erros.

Nos dias de hoje, percebemos a vasta gama de procedimentos, boas práticas, técnicas e filosofias que o Japão exporta para todo o planeta, além de seus produtos, que representam conglomerados empresarias dos mais variados.

As organizações ocidentais e especialmente as sediadas na América Latina, contam atualmente com uma extenso legado de históricos de métodos e  processos que podem ser assimilados, adaptados e trabalhados dentro da organização, contribuindo para a construção de uma cultura sólida. A ressalva fica para a importância da gestão e especialmente da alta gestão da empresa em perseverar na construção, fortalecimento e manutenção desta cultura. Entendo esta atitude como imprescindível e desafiadora no dia a dia, quando as dificuldades e as oscilações de mercado afetam a saúde do negócio e os ânimos dos colaboradores.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:18
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração da aluna Luciana

Luciana Ruviaro Scorza
Matrícula: 17301165
A cultura organizacional de uma empresa é um conjunto de valores e costumes que a diferencia das demais. O entendimento e atuação dos funcionários do local em consonância com seus hábitos é fundamental para o seu crescimento e sucesso.
É por meio dela que se avalia o perfil da empresa, seu propósito, forma de atuação, onde se está e onde se quer chegar, portanto, indispensável ao planejamento estratégico da mesma, sendo imprescindível desde a sua inauguração e, podendo ser classificada como rígida ou flexível, apoiadora ou hostil, inovadora ou conservadora.
É importante que sejam abordados todos os pontos relevantes de funcionamento da empresa, produzindo uma identidade única, a motivação dos funcionários e a fidelização dos seus clientes, desta forma, quanto mais interessante for o ambiente menor a rotatividade e maior produtividade.
A essência da cultura de uma organização se deve a diversas características, dentre as quais podemos citar a: -Inovação e assunção de riscos; -Atenção aos detalhes; -Orientação para os resultados e/ou pessoas e/ou equipes -Agressividade e; -Estabilidade.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Thursday, 5 Apr 2018, 23:21
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno

Jean Rodrigo Pscheidt (17301157)

 

"As organizações são constituídas por indivíduos, cujos possuem diversas crenças, valores, costumes, ideais, portanto faz-se necessário que para a manutenção da coesão e busca de seus objetivos, as organizações fomentem uma cultura geral a ser assimilada pelos seus colaboradores. Essa cultura organizacional consiste em normas e atitudes comuns dentro da organização, também influem no trato externo com clientes, fornecedores e a sociedade de modo geral. Trata-se de um elemento de fundamental importância para que as organizações possuam uma identidade. "

 

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 19:34
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Jackson

Cultura Organizacional. Aluno: Jackson Ricardo Lino Matrícula: 17301153 Desde a década de 1980 os norte americanos perceberam os benefícios da tradicional e forte cultura japonesa para os negócios. Os mesmos tem atribuído ao modos operandi japonês, o sucesso que tem experimentado principalmente após a grande segunda guerra, tornando-se referência em soluções e produtividade. Particularmente, acredito que a cultura oriental de fato contribuiu para o sucesso de suas organizações, mas que esta vitórias são fruto primeiramente de uma cultura naturalmente informal, que carrega as características de personalidade e história daquele povo. Já a formalização dessa cultura representa a percepção da necessidade de constante incremento de produtividade, onde aprende-se com acertos e erros. Nos dias de hoje, percebemos a vasta gama de procedimentos, boas práticas, técnicas e filosofias que o Japão exporta para todo o planeta, além de seus produtos, que representam conglomerados empresarias dos mais variados. As organizações ocidentais e especialmente as sediadas na América Latina, contam atualmente com uma extenso legado de históricos de métodos e processos que podem ser assimilados, adaptados e trabalhados dentro da organização, contribuindo para a construção de uma cultura sólida. A ressalva fica para a importância da gestão e especialmente da alta gestão da empresa em perseverar na construção, fortalecimento e manutenção desta cultura. Entendo esta atitude como imprescindível e desafiadora no dia a dia, quando as dificuldades e as oscilações de mercado afetam a saúde do negócio e os ânimos dos colaboradores.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 19:38
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração da aluna Marisangela

Conforme abordado em nossa disciplina, a Antropologia pode proporcionar diversas contribuições à Administração. Entre essas colaborações, o estudo da “cultura organizacional” é uma das mais expressivas. Reflita e expresse sua percepção sobre a seguinte questão: por que o tema da “cultura organizacional” é relevante para a Administração?

Acadêmica: Marisângela da Rosa

 

Segundo Lacombe (2011), a cultura é utilizada como recurso da Administração para auxiliar decisões sobre a

“forma como a estratégia de negócio é executada; a natureza de conduta com os seguintes públicos: clientes, órgão governamentais, comunidades, meios de comunicação, acionistas, consultores especializados, prestadores de serviços; que tipos de pessoas devem ser admitidas na organização, e como elas devem ser desenvolvidas; os critérios que determinam o que é desempenho bem sucedido e quem deve ser promovido;...” (pg. 154)

A gama de utilidades para a cultura organizacional nas funções do administrador é muito vasta, e por essa razão é necessário ter muito bem estabelecido o que a configura, dentro de uma organização.

A antropologia fornece as ferramentas, a metodologia necessária para a correta definição e entendimento do que faz parte da cultura de uma organização. De posse dessas informações bem delimitadas, cabe ao administrador traçar metas até mesmo para alteração da cultura, quando ela contenha elementos que prejudiquem o que se deseja: a diferença entre cultura da organização (definida em metas, mas que não ocorre concretamente) e a cultura organizacional (presente em seus ambientes).

Referências bibliográficas: LACOMBE, Francisco J. M. Administração fácil. São Paulo: Ed. Saraiva, 2011. RIFIOTIS, Theóphilos. Antropologia aplicada à administração. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2017.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 19:40
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração do aluno Rodrigo Regis Avila

 

Acadêmico: Rodrigo Regis Avila (17301176)

Na administração fica evidente o papel desempenhado pela análise da “Cultura Organizacional”. Através do conhecimento antropológico e da formação de um quadro mais realista dos desafios, gerando uma profunda compreensão humana das  organizações (MASCARENHAS, 2002). Já em 1930 Edgard H. Scheine apontou a diferença entre a estrutura formal de uma organização e as normas informais do dia-a-dia.

Importante estabelecer a diferença entre cultura da organização e cultura na organização (PÉRIN, 1988). A cultura da organização tem relação com uma cultura oficial, uma ideologia, um sistema de valores e ideias a ser seguido. Já a cultura na organização diz respeito ao que os indivíduos fazem com as diretivas que receberam, nas relações mais informais e setorizadas.

Cabe ao administrador conhecer o mundo cultural dos sujeitos envolvidos no processo de produção, entendendo suas particularidades mas sempre validando e referenciando suas decisões na cultura oficial da organização.

 

RIFIOTIS, Theóphilos. Antropologia aplicada à administração. Florianópolis: UFSC, 2017. 130 p.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 19:41
 
Olá Boa Noite segue a colaboração do aluno CHARLES SCHIESTL
Reflita e expresse sua percepção sobre a seguinte questão: por que o tema da “cultura organizacional” é relevante para a Administração?

Aluno: CHARLES SCHIESTL - 17301144


Acredito que a cultura organizacional é importante para a Administração, pois é através deste conceito que um administrador ou empreendedor pode garantir que o ambiente corporativo seja um espaço agradável e que motive seus colaboradores, por isso é indispensável que esta "cultura organizacional" seja muito bem delimitada, clara e objetiva.

Se analisarmos o cotidiano de pequenas e médias empresas, claramente identificamos diversos erros na administração que acabam afetando o clima da organização e proporcionando experiências ruins tanto para os colaboradores quando para o próprio empreendedor que acaba com um baixo desempenho profissional de sua equipe e em muito caso a própria desmotivação de seus funcionários.

Por outro lado se o Administrador ou empreendedor conseguir inserir e motivar uma cultura organizacional eficiente, a mesma será capaz de moldar a forma como os funcionários pensam, de agir e de se comportarem dentro da empresa, mesmo aqueles menos experientes. Por isso, quando existe uma cultura eficiente, é possível observar uma série de benefícios em prol da própria organização, aonde facilmente posso destacar alguns:

  • maior comprometimento com os resultados que a organização deseja;
  • maior compromisso com os valores da companhia;
  • melhoria no clima entre funcionários;
  • diferenciação da empresa no mercado;
  • alinhamento da equipe de liderança;
  • melhoria no atendimento aos clientes finais.

Podemos concluir facilmente que é de suma importância para o administrador e para a administração a importância de se estudar e conhecer o tema da “cultura organizacional”

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 20:38
 

Olá Boa noite, segue a colaboração da aluna Jessica.

Aluna: Jessica Tambosi Matrícula: 17301159

A cultura organizacional está presente em diversos campos da Administração. Este tema é relevante para a Administração de modo que possa ser criado uma identidade para as empresas, de forma que os colaboradores possuam conduta alinhada aos objetivos da organização. Assim podem ser criados processos de trabalho, que facilitarão e agilizarão as atividades. É fundamental para que as chefias e funcionários conheçam e desempenhem seu papel na organização.

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 22:38
 

Olá Boa Noite, segue a colaboração da aluna Lidiane Nascimento

 

A Cultura organizacional deixa claro quais são os valores, visões e ideias da organização acredita. Ter essa uma cultura estabelecida mantém o foco dos funcionários para que possam saber como “enxergar o negócio e agir dentro dele”(BRASIL, 2017). Assim pode-se evitar que se tenha “comportamentos incompatíveis com o que sua empresa deseja transmitir”(BRASIL, 2017) de modo que se venha a denegrir a imagem da empresa. Além disso, uma boa cultura “pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento”(BRASIL, 2017). Ter funcionários motivados e uma boa imagem é de suma importância para as organizações;

 

BRASIL. Sebrae Nacional. Sebrae Nacional. CLIMA ORGANIZACIONAL: A importância da cultura organizacional para o seu negócio. 2017. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2018. 

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Friday, 6 Apr 2018, 22:51
 

Olá Boa Noite , segue a colaboração do aluno Cássio

Aluno: Cássio Nemecek (17301142)

 

A cultura organizacional é fundamental para empreender, administrar, garantir o sucesso e longevidade de uma organização.

No caso de um novo negócio, pressupõe-se que antes de definir a cultura organizacional, o empreendedor conheça quais são os próprios valores, afinal ele terá uma influência fundamental na organização. Portanto a capacidade de verbalizar os seus princípios são a garantia do desenvolvimento de uma cultura organizacional coerente, que esteja de acordo com a missão e visão de sua empresa.

Tendo a cultura organizacional bem definida com os seus princípios, regras, valores, expectativas, entre outros fatores, é que se forja a identidade da empresa. Desta forma se conseguirá atrair colaboradores que se identifiquem e venham a somar, agindo de acordo com a cultura implantada e buscando um objetivo em comum.

O administrador tem papel vital em implantar, comunicar a cultura organizacional ao público interno e externo, bem como de mudar, atualizar esta cultura, afinal o jeito de “ser e fazer” da organização deve atender as expectativas de um mercado em constante mutação.

 

Fontes          

Cultura Apple: 3 passos para empoderar colaboradores. Disponível em: https://satisfacaodeclientes.com/cultura-apple-3-passos-para-empoderar-colaboradores/ Acesso em: 06/04/2018

Mudar a cultura é uma decisão estratégica. Disponível em: http://hbrbr.uol.com.br/mudar-cultura-e-uma-decisao-estrategica/. Acesso em 06/04/2018

Consultor explica quais são os erros mais comuns e qual é a base de uma boa cultura organizacional: “Cada vez mais, cultura e marca se tornam sinônimos”. Disponível em: https://www.napratica.org.br/cultura-organizacional-startup/. Acesso em 06/04/2018

 

 

 

Imagem de Maria Susana Locks
Re: Polo Joinville - Luciana
por Maria Susana Locks - Saturday, 7 Apr 2018, 19:44
 

olá boa tarde, segue a participação do aluno Almir Rocha

 

A Antropologia aplicada a administração das empresas consegue identificar características fundamentais da “cultura organizacional”. Estas características identificadas evidencia um retrato da empresa.

Em muitas empresas esta cultura organizacional e tão forte que acaba influenciando e refletindo no comportamento dos empregados na vida pessoal.

A cultura organizacional pode influenciar em um comportamento diferenciado diante de novos desafios, influenciando diretamente no produto final ou em um serviço prestado.