Fórum 1 - Disponível até 27 de novembro de 2019

Alunos de Joinville - Postem aqui

 
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Alunos de Joinville - Postem aqui
por Juan Carlos Coto Flores - Tuesday, 29 Oct 2019, 21:21
 

Olá! Sejam bem vindos, alunos do polo de Joinville. Eu sou o tutor Juan Coto e serei um dos  responsáveis  por ajuda-los nessa disciplina, juntamente com a tutora Marina Pinho.

Meu e-mail é: juan.coto@eadadm.ufsc.br e serei responsável pelos alunos com as inicias A até L. Qualquer problema podem mandar e-mail para mim.

 

Segue o tema desse fórum:

A compreensão do significado da gestão estratégica de pessoas requer uma revisão dos modelos mecanicistas e reducionistas com os quais as organizações administravam seus recursos, entre eles os recursos humanos, ao longo dos anos. Nessa nova configuração, os desafios das organizações contemporâneas passam pela conquista, retenção e desenvolvimento dos profissionais de talento.

Diante desta premissa, comente sobre: de que maneira a área de gestão de pessoas deve atuar, tendo como fio condutor de suas ações, o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais.

 

Vamos debater? Espero a participação de vocês!

Lembrem-se, para receber a avaliação nesse fórum, será necessária mais de uma intervenção.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Maria Susana Locks - Saturday, 2 Nov 2019, 11:00
 

Olá Juan

Bom Dia.

O link do Fórum não está disponível para os alunos de Joinville.

Abraços

Luciana Ruviaro
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Luciana Ruviaro (17301165) - Wednesday, 20 Nov 2019, 20:41
 

A organização que busca estar atenta ao novo cenário deve motivar seu colaborador a ser parte do processo e sentir-se responsável pelo sucesso da empresa. O estreitamento de relações e o interesse em seu bem estar vão muito além de uma remuneração adequada implicam em promover condições para que o mesmo perceba o seu papel na instituição, cuja forma de pensar e agir agrega e em muito nos resultados alcançados.

O incentivo da empresa pela busca do saber, a oferta de participação nos lucros e uma remuneração pelo desempenho/metas direcionam o funcionário a dar o seu melhor e a valorizar o local onde atua, culminando com mão de obra qualificada, satisfeita e com poder de decisão assertivo, características almejadas por uma instituição que pensa adiante.

Para que as pessoas sintam-se parte é importante que elas saibam por que estão lutando e se possuem a mesma visão, desta forma, um treinamento inicial e o constante reforço da política da empresa “afunilam” todos para o mesmo ideal e a saída daqueles que não corroboram com o pensamento conjunto, optando por outro local em que se identifiquem.

É importante frisar que a via de benefícios é de mão dupla, pois caso as práticas citadas nos dois parágrafos anteriores sejam adotadas, este funcionário automaticamente fidelizará a empresa e terá amplo envolvimento com co-responsabilização pelas metas almejadas.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Eduardo da Silva Emilio (17301147) - Sunday, 24 Nov 2019, 21:23
 

Realmente a motivação ou fatores motivacionais tem um papel fundamental no relacionamento entre colaborador e empresa, bem como a satisfação aumenta consideravelmente.

Tive o prazer em trabalhar em uma empresa, onde havia um plano de carreira muito bem estruturado, e era seguido à risca. O colaborador já na entrevista, caso fosse selecionado, sabia quantos "graus" da função poderia subir, bem como tinha certeza que poderia passar por processos seletivos para outras áreas.

Essa empresa também dispunha de pagamento do tal "PPR", o qual fazia com que o colaborador se envolvesse na quantidade e qualidade da produção, reduzindo e corrigindo erros durante o processo.

Os benefícios hoje fazem a diferença no mercado atual, e tornam-se diferenciais também para a redução de turn-over.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jessica Tambosi (17301159) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:40
 

Olá Eduardo, diferente de sua experiência, como sempre trabalhei em organizações públicas, a possibilidade de crescimento na organização ocorre de forma bem diferenciada. O acesso aos cargos de chefia depende muito de questões políticas e para ser promovido na carreira fica vinculado a necessidade de aprovação em concurso público.

Por outro lado, existe um plano de carreira que permite a possibilidade de percentuais de aumento na remuneração conforme tempo de permanência no órgão.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jean Davi Frainer (17301156) - Tuesday, 26 Nov 2019, 17:32
 

Concordo com a colega Luciana quando afirma que a empresa deve estar atenta aos novos contextos que se apresentam e buscar formas de motivar seus funcionários. Uma gestão de pessoas que pensa na qualidade de vida de quem trabalha na organização está sendo também estratégica, pois mira em melhores resultados.

O trabalho pode exigir sacrifícios e gerar desgastes em várias dimensões da vida, ao esperar do funcionário eficiência e competência, por isso a gestão de pessoas deve atuar para que seja oferecido pela organização um ambiente equilibrado, que possibilite o desenvolvimento do mesmo, garantindo certa estabilidade para que, além de apresentar boa produtividade, possa ter condições de descansar, desfrutar do ócio e ter momentos de lazer. Um funcionário motivado e com qualidade de vida, certamente terá mais condições de produzir e conquistar resultados mais adequados.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Lidiane Santana Nascimento (17301164) - Wednesday, 27 Nov 2019, 12:49
 

Uma das novas técnicas que as empresas vem adotando é o gerenciamento e remuneração de funcionários é a denominada gestão holística ou integrada, em que seus defensores fornecem benefícios, recompensas e programas educacionais, ajudando a cuidar do bem-estar do funcionário, nos aspectos mental, corporal e espiritual.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Carlos de Souza Oliveira (17301141) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:33
 

É importante também que a empresa estimule o funcionário ao autoconhecimento, orientando-o com base nos princípios de liderança, protagonismo e ética que são praticados pela empresa.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Rodrigo Regis Avila (17301176) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:50
 

Muito importante os itens abordados pela colega Luciana pois renda e capacitação são pilares importantes para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Os gestores de pessoas devem incentivar demandas vindas dos trabalhadores por capacitação,  que venham acompanhadas de um desejo de fazer mais e melhor pela organização, objetivando ser mais participante nos processos e buscando uma melhor remuneração como consequência do trabalho desenvolvido. 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Silvio Rosa Willrich (17301177) - Thursday, 21 Nov 2019, 22:59
 

O planejamento estratégico da organização deve servir como guia e base para os desdobramentos em todas as demais áreas da empresa, incluindo a gestão de pessoal, sendo que esta tem a missão de fornecer meios de educação e comunicação para que a organização consiga atingir suas metas por meio das pessoas.

Para facilitar o alinhamento entre os objetivos organizacionais e objetivos pessoais a área de gestão de pessoas deve não somente se concentrar nas atividades comuns de captação, manutenção, desenvolvi­mento e valorização, participação, motivação, aprendizagem, saúde, bem­-estar, reconhecimento, incentivo e remuneração, mas também prover a construção de uma relação duradoura de parceria entre as organizações e as pessoas.

É fundamental fomentar a formação de um processo integrativo orientado para os benefícios do cliente externo através da internalização e do desenvolvimento das diferentes competências das pessoas. Isto posto, a área de gestão de pessoas deve suportar as pessoas, impulsionando a participação delas nas tomadas de decisão, influenciando para que se forme uma estrutura organizacional enxuta, que facilite a comunicação e aproxime a base operacional do topo da organização.

Entretanto neste processo de apoio a mesma não pode se esquecer das suas responsabilidades em divulgação da cultura, influenciar para manutenção de um bom clima organizacional, satisfação das pessoas, salários, benefícios, recompensas pelo bom desempenho, liderança, desenho de cargos, motivação, fee­dback contínuo e comunicação através de um diálogo contínuo, receptividade nas sugestões, direcional para escolha de tarefas e liberdade para executá-las fornecendo meios adequados, trabalho em equipe, flexibilidade de horários e disposição de todas as informa­ções necessárias para a obtenção de bons resultados.

Luciana Ruviaro
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Luciana Ruviaro (17301165) - Saturday, 23 Nov 2019, 17:47
 

Em relação a necessidade de implementar o  plano de cargos e salários citado pelo Silvio, saliento que tal ação para ser empreendida com sucesso na empresa deve contar com o apoio da direção, pois abrange particularidades estratégicas, políticas e de poder. Deve ser elaborado por meio de uma consolidada base técnica e metodológica, além de  se ater as características da organização, sua visão, missão e valores. Nesse processo a figura dos gestores é fundamental para a implementação efetiva, pois são responsáveis em fazer a gestão de pessoas de forma adequada, premiando os funcionários desempenho e por mérito e evitando o paternalismo e a gestão por tempo de casa.

Maurício
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Maurício Ruviaro (17301168) - Tuesday, 26 Nov 2019, 21:33
 

A colocação feita pela Luciana é bastante pertinente ao chamar atenção para a importância do alinhamento entre o planejamento estratégico da empresa (o qual engloba sua missão, visão e valores) e a política de gestão de pessoas implantada dentro da organização. O desenho dos cargos e a estrutura hierárquica devem estar construídos de tal forma que potencializem a capacidade da organização atingir os resultados, os quais dependem do empenho e esforço das pessoas. Se estas pessoas forem adequadamente alocadas dentro da estrutura organizacional, poder-se-á maximizar a suas contribuições individuais e coletiva na direção do sucesso organizacional.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Debora da Silva (17301145) - Friday, 22 Nov 2019, 15:13
 

Não existem organizações sem pessoas, os colaboradores da organização devem ser incentivados para que tenham a motivação de fazer o seu melhor e assim contribuir de forma positiva na direção dos objetivos organizacionais.

A área de gestão de pessoas da organização deve incentivar uma gestão por competências, estabelecer uma remuneração estratégica, assim como ter um programa de benefícios sociais e ainda implementar um programa de qualidade de vida eficaz, com essas medias os seus colaboradores se sentirão motivados a dar o seu melhor pela organização e com certeza existirá um alinhamento entre os objetivos organizacionais e objetivos pessoais.

 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Silvio Rosa Willrich (17301177) - Sunday, 24 Nov 2019, 16:53
 

Acrescentando as ações citadas pela Débora, sugiro ainda o estabelecimento de processos e políticas integradas propiciando a participação das pessoas nas tomadas de decisões da empresa, orientadas pelas diretrizes do planejamento estratégico e aproximando a base operacional do topo da organização.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Eduardo da Silva Emilio (17301147) - Sunday, 24 Nov 2019, 21:39
 

Boa noite

 A gestão de pessoas hoje deve buscar a aproximação e conhecimento do colaborador para alinhamento dos objetivos estratégicos da organização com os pessoais e individuais de cada um. O gestor deve saber quais são os sonhos, as metas, os desafios que instigam a vida dos seus liderados. Essa "aproximação" até alguns anos atrás não era bem vista no meio profissional, sendo entendida como se fosse uma relação de amizade, que prejudicaria a hierarquia existente na organização. A pirâmide não existe mais de forma rígida, as posições interagem, e isso se deve em parte por essa "empatia" que o líder deve ter.

Essa quebra de barreira, que fazia com que os "chefes" fossem colocados em pedestais, fazem o clima organizacional ser menos formal, facilitando a interação e entendimento entre as pessoas, independente do seu cargo. Esse alinhamento faz com que os colaboradores que se encaixam na ideologia da empresa, sejam facilmente identificados e conduzidos para treinamentos, projetos e programas de retenção de talentos.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Marisângela da Rosa (17301167) - Sunday, 24 Nov 2019, 22:22
 

Evidências de que não está atingindo essa convergência está no fato de que a rotatividade cresce nas empresas, pela dificuldade que as organizações possuem na percepção e análise que o objetivo proposto e traçado por ela não condiz com o objetivo pessoal de seu colaborador efetivo.

Agora, para conseguir melhorar esse objetivo, diversas alternativas podem ser tomadas. Melhorar diálogo dentro da empresa, aprimorar processo de atração de talentos, recompensar as conquistas dos profissionais, oferecer feedbacks à equipe, manter o time treinado, utilizar a tecnologia a favor dos alcances de metas organizacionais.

O livro texto da discipplina destaca a gestão por competências como uma forma de alinhar os objetivos da organização ao de cada colaborador, de uma forma bastante harmônia, e nesse sentido pode-se incluir nessa análise, qual o ganho individual do colaborador para sua vida pessoal com cada competência elencada. Também é preciso considerar que as pessoas tem desejos / necessidades diferentes e então pode-se tratá-lo do mesmo modo que se trata um cliente, considerando qual o valor que pode ser entrege ao colaborador.

COACH, Bruno. Objetivos organizacionais x Objetivos pessoais: como saber se sua empresa possui alinhado o objetivo proposto com os objetivos de seu quadro funcional?. 09/19/2014. https://administradores.com.br/artigos/objetivos-organizacionais-vs-objetivos-pessoais.

CONVENIA. 6 boas práticas de gestão de pessoas para empreendedores. 04/07/2017. https://blog.convenia.com.br/6-boas-praticas-de-gestao-de-pessoas-para-empreendedores/

 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Patricia Regina de Sousa (17301170) - Tuesday, 26 Nov 2019, 11:16
 

Considero bastante relevante a gestão por competências mencionada, pois ela permite a identificação das habilidades profissionais dos colaboradores, de modo a aplicá-las em áreas mais específicas, às quais cada um apresente maiores aptidões. Assim, a organização usufrui das competências individuais da melhor forma possível, além de caminhar para o alcance dos objetivos e estratégias organizacionais.

 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Marisângela da Rosa (17301167) - Sunday, 24 Nov 2019, 22:54
 

Achei bastante interessante o hanking das 50 empresas que tem os funcionários mais felizes, onde a análise dos dados mostrou que dinheiro não é o principal motivador da felicidade no trabalho, mas sim oportunidades de carreira e cultura da empresa foram mais impactantes. Embora salário seja importante, as pessoas têm valorizado bom ambiente de trabalho e a oportunidade de crescer na empresa. A vencedora foi a ThoughtWorks, empresa de tecnologia. A partir da análise das respostas dos empregados dessas empresas é possível obter informações que auxiliem numa melhor gestão de pessoas.

Revista Exame. Edição de 16.01.2019. Disponível em https://exame.abril.com.br/carreira/as-50-empresas-que-tem-os-funcionarios-mais-felizes-no-brasil/

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Debora da Silva (17301145) - Monday, 25 Nov 2019, 13:06
 

Muito interessante mesmo, quando pensamos em satisfação no ambiente te trabalho pensamos logo em dinheiro, remuneração, mas a qualidade de vida no trabalho é o principal motivador dos funcionários pois geralmente passamos mais tempo no ambiente de trabalho do que no ambiente familiar e só a remuneração não basta para ficar 100% satisfeito, é preciso um ambiente acolhedor e oportunidades de evolução e crescimento.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Alex Douglas Caetano da Silva (17301688) - Wednesday, 27 Nov 2019, 15:52
 

Minha opinião sobre este debate é de que motivação gera resultados positivos para ambos os lados, tanto para empresa quanto para o colaborador, sendo essa originada somente pela influência de fatores positivos de acordo com cada indivíduo. Mas acredito que para empresa seja uma situação complicada pois hoje estou motivado e amanhã essa motivação não me satisfaz mais.

CÉLI
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Céli Hend Lopes Alves (17301143) - Monday, 25 Nov 2019, 15:03
 

A revista Exame em conjunto com a Fundação Instituto de Administração também faz anualmente a sua própria pesquisa das 150 melhores empresas para se trabalhar. Nesta pesquisa que eles mesclam perguntas relativas a qualidade no ambiente de trabalho e qualidade na gestão de pessoas e partindo das respostas elaboram um índice que se chama Índice de Felicidade no Trabalho. O resultado é divulgado por categorias, inclusive aqui na cidade de Joinville as empresas vencedoras fazem muitas ações de divulgação quanto ao prêmio.

 

Referência: REVISTA EXAME (Brasil). Conheça as 150 Melhores Empresas para Trabalhar de 2019. 2019. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-as-150-melhores-empresas-para-trabalhar-em-2019/>;. Acesso em: 25 nov. 2019.

Altamente Graciosa
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Gillianny Martins Nunes (17301150) - Tuesday, 26 Nov 2019, 07:09
 

Concordo com o colega, pois, o gestor que pensa que os únicos aspectos motivacionais para um colaborador são bons salários ou qualquer outro incentivo material, está muito equivocado. Ainda que, a parte monetária, obviamente, seja importante como recompensa para os funcionários, é básico que eles tenham consciência da relevância do seu trabalho.

Já passei por situações assim, onde pedi exoneração de cargos públicos para trabalhar em uma empresa privada, que a propósito consta na lista das 50 melhores empresas, por um salário consideravelmente menor por me sentir mais valorizada no setor privado. Vejo que, a maioria das pessoas se sentem mais motivadas quando sabem que estão assumindo um papel relevante, seja em sociedade ou em uma empresa. Ao realizar um bom trabalho de alinhamento, o gestor proporciona um ambiente em que todos sabem da sua importância para a empresa e, por isso, podem se empenhar mais em cumprir com as suas funções.

CÉLI
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Céli Hend Lopes Alves (17301143) - Monday, 25 Nov 2019, 14:45
 

Ao longo dos anos as empresas vivenciaram momentos diferentes na questão de gestão dos seus profissionais. A tecnologia, a globalização e a cultura das gerações impactaram não apenas as relações interpessoais, mas também a maneira como os indivíduos se relacionam com o mercado de trabalho.

A geração Baby Boomer (1945 – 1964) é conhecida como uma geração de profissionais conservadores, que trabalhava por toda a vida na mesma empresa e buscava estabilidade. A Geração X (1965- 1978) é tida como profissionais que presenciaram o avanço da tecnologia e mesclam a busca por estabilidade juntamente com a realização profissional. A Geração Y (1979 – 1992) é composta por indivíduos que viveram as grandes mudanças tecnológicas e se tornaram profissionais que buscam liberdade, flexibilidade e realização profissional. Já as Gerações W (1992) e Z (2002) possuem grande influência digital nas suas vidas e futuras carreiras, sendo indivíduos marcados pelo individualismo e imediatismo.

Diante das mudanças de perfil profissional dos indivíduos as organizações precisam se moldar a fim de manter seus profissionais. Com a previsão de aposentadoria dos Baby Boomer e a estabilidade profissional da Geração X, já se faz necessário criar estratégias que se alinhem com as gerações que entrarão no mercado de trabalho.

 Nesse sentido a gestão estratégica de pessoas é imprescindível, pois os indivíduos da Geração W estão entrando no mercado de trabalho e nos próximos 10 anos a Z entrará, sendo que já não se satisfazem com a política de gestão de pessoas predominante. Talvez apenas bons salários, PPR e demais benefícios não sejam o suficiente para conquistar pessoas, que dirá mantê-las e desenvolvê-las.

A gestão estratégica de pessoas deve pensar não apenas na organização em si, mas em como estará o mercado de trabalho dentro de 10 anos, pois somente desta forma é possível se manter competitivo no mercado em que atua.

 

 

SUCESSO JOVEM (Brasil). AS GERAÇÕES X, Y E Z E SUAS CARACTERÍSTICAS | QUAL SUA GERAÇÃO? 2015. Disponível em: <http://sucessojovem.com.br/as-geracoes-x-y-e-z/>;. Acesso em: 25 nov. 2019.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Marisângela da Rosa (17301167) - Monday, 25 Nov 2019, 21:39
 

De fato, Céli, não só os mercados se renovam, como também as pessoas, conforme elencado sobre as gerações de indivíduos nas organizações. Não acompanhar esse avanço vai implicar em organizações completamente defasadas, pois não só terão parado no tempo nos avanços do mercado, como terão uma força de trabalho desmotivada, ou só terão em seu quadro aqueles funcionários que não avançaram no tempo e na inovação.

Maurício
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Maurício Ruviaro (17301168) - Tuesday, 26 Nov 2019, 21:42
 

Considero muito oportunas as colocações feitas pela Celi... A mudança de características entre as diversas gerações impactam na necessidade de adaptação constante das organizações. Enquanto as gerações são passageiras, as empresas, em teoria, são perenes. Dessa forma, a sobrevivência de uma organização depende da sua capacidade de adaptação; se não se adaptar às características da mão-de-obra disponível, a organização estará condenada ao desaparecimento!

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Paulo Roberto Lima Junior (17301171) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:18
 

Complementando sua resposta Céli, um grande desafio da gestão estratégica de Recursos Humanos e do gestor moderno será convergir toda esta diversidade de gerações, que têm cada uma seus anseios e suas peculiaridades, trabalhando colaborativamente em um empresa. Esta "mescla" de gerações dentro de uma organização, em minha opinião, deve se tornar cada vez mais constante com o aumento da expectativa de vida da população e aposentadoria mais tardia, hoje tendo uma diversidade desde menores aprendizes de cerca de 14 anos até profissionais em fim de carreira com seus aproximadamente 65 anos. Necessitando uma empresa convergir os objetivos pessoais do colaborador com os objetivos organizacionais, será um desafio imenso "casar" objetivos pessoais de gerações diferentes com objetivos organizacionais. 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jaison Jadiel Raboch (17301155) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:45
 

Por essa colocações da Celi, vejo que a área de gestão pessoas é uma das que mais precisa estar atentas as mudanças de pensamento da sociedade como um todo.

Por isso, acredito que o profissional que trabalhar nessa área, deve ser uma pessoas com uma mente totalmente a aberta a mudanças constantes na forma de gerir, pois não pode se manter conservador, se não acabando "ficando para trás".

Altamente Graciosa
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Gillianny Martins Nunes (17301150) - Tuesday, 26 Nov 2019, 06:59
 

Toda organização entende a seriedade de estabelecer metas. Mas é indispensável criar metas que alinhem todos os colaboradores a metas de equipe e organizacionais. Alguns administradores podem pensar que há muita dificuldade em realizar tal alinhamento, porém com um pouco de esforço isso é possível e não há tanta dificuldade quanto se pensa.

Visto isso, para realizar uma boa gestão de pessoas com objetivos organizacionais e individuais andando em conjunto é imprescindível que a área de gestão de pessoas atue e coloque em prática, algumas estratégias como:

Traçar metas para que as equipes alcancem um bônus a cada trimestre;

Ter formas justas e transparentes de promoção, analisando resultados e desempenho de cada colaborador;

Elogiar os colaboradores e valorizar o trabalho realizado;

Oferecer treinamentos ou cursos profissionalizantes;

Buscar parcerias para melhorar os benefícios dos colaboradores, como descontos em restaurantes, roupas, etc;

Ter um quadro ou caixa de mensagens, em que cada um pode colocar suas sugestões, elogios, melhorias, entre outros.

Com algumas pequenas mudanças, é possível incentivar, motivar e pensar em maneiras para melhorar o desempenho de cada um, pois funcionários mais incentivados trabalham melhor.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Patricia Regina de Sousa (17301170) - Tuesday, 26 Nov 2019, 10:44
 

A qualidade de vida dos funcionários, assim como seus hábitos, anseios, crenças, desejos pessoais podem influenciar diretamente no desempenho de atividades dentro da empresa. Nesse sentido, é fundamental que as organizações invistam na gestão de pessoas, buscando atender a satisfação pessoal e motivando os colaboradores, uma vez que essas questões refletem no comportamento e compreensão do cliente externo para com a instituição. 

Tem-se feito necessário cada vez mais, que as organizações suscitem em seus funcionários, o espírito colaborativo, fazendo-os compreender a importância da mudança e empenho de cada um, para a evolução da empresa como um todo. Assim, é interessante que a gestão  valorize seus profissionais e os envolva conversas para compreender seus objetivos de vida, suas perspectivas e desejos. Além disso, estudos relacionados à organização estrutural da empresa, podem colaborar para o desenvolvimento de um plano de cargos e salários mais individualizado, atendendo aos valores e objetivos tanto do colaborador, quanto da instituição. 

A implementação de capacitação contínua para a equipe também é uma questão bastante importante e considerada um investimento fundamental ao bom desempenho das atividades desenvolvidas, uma vez que auxilia no entendimento dos processos da organização. 

Acredito que, ao compreender os valores da empresa e sentir que compartilha dos mesmos ideais, o funcionário passa a agir apropriando-se da visão proposta pela organização e difundindo-a sem grandes esforços. Ademais, ao perceber que é reconhecido e recompensado com promoções, benefícios e até mesmo bem-estar, em razão das práticas realizadas na organização, o colaborador tende a permanecer motivado em busca de resultados para ambos. 

 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Irene Armi do Amaral (17301151) - Tuesday, 26 Nov 2019, 17:32
 

Concordo com a colega, é necessário reconhecer as necessidades humanas para que a organização possa implantar uma gestão de qualidade. A preocupação com o funcionário diz muito sobre o relacionamento que a empresa também terá com o cliente, pois o foco deve ser o ser humano e o seu bem estar. Hoje podemos observar um grande aumento do tipo de gestão liberal, que vem gerando ótimos retornos para as empresas que adotam. Os gestores investem nos colaboradores, desenvolvendo pessoas não somente para uma área especifica, apoiando no conhecimento com bolsas de estudo e treinamentos mensais, além de campanhas motivacionais, horários flexíveis, confraternizações e reconhecimento. 

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jean Davi Frainer (17301156) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:38
 

Em um ambiente competitivo como o do atual mercado, para que as organizações continuem vivas e tenham vantagens competitivas, torna-se imperativo o desenvolvimento dos funcionários, por meio de uma gestão de pessoas eficiente, que responda às demandas. Cada vez mais se dissemina a mentalidade de que o trabalho deve ser um lugar prazeroso, visto que as pessoas não são motivadas apenas pelo dinheiro, mas por um conjunto de elementos e esse clima é criado por meio da cultura organizacional, espaço onde a gestão de pessoas deve atuar.

Por cultura organizacional entende-se a personalidade, essência, as características que a empresa possui, mas também o conjunto de hábitos e valores que são compartilhados por todos os colaboradores, para atingir seus fins. Ela é importante para manter a sobrevivência da empresa, prever comportamentos, gerar maior responsabilidade e diminuir a rotatividade de funcionários. Além disso, garante maior sintonia entre todos os envolvidos e favorece a longevidade da instituição, uma vez que produtos e serviços podem ser copiados, mas a essência e o modo como se faz, não. Outra importante função é servir como guia, alinhando os colaboradores dentro dos objetivos da empresa. Também cria um senso de pertencimento, gerando dedicação, comprometimento e engajamento.

Nesse contexto, a gestão de pessoas ganha importância, uma vez que seu impacto tem relação direta entre nível de satisfação dos funcionários, lucratividade e produtividade. A gestão de pessoas, mais que recrutar bem, deve valorizar as experiências e capacidades dos funcionários, tornar claras as funções e possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional deles, para que tenham suas necessidades satisfeitas e contribuam bem no exercício de suas atribuições. Os funcionários, desse modo, devem ser encarados como o maior patrimônio e vantagem competitiva.

A atuação da gestão de pessoas se dá desde a integração do seu planejamento com o planejamento estratégico dos negócios e por meio de investimentos, visando melhores resultados. É uma gestão preocupada com a qualidade de vida de quem trabalha na organização, que recompensa os colaboradores e visa alcançar maior lealdade e produtividade. Ademais, esse modelo investe nas lideranças como gestores de pessoas, para que atuem como facilitadores, garantam agilidade e melhorias nos processos, bem como desenvolvam pessoas mais engajadas, motivadas e comprometidas com o trabalho.

 

Referências

 CLOSS, Daniéli. Cultura Organizacional: Tudo o que você precisa saber para transformar a da sua empresa. Disponível em: <https://endomarketing.tv/cultura-organizacional/>;. Acesso em: 25 nov. 2019.

 DUTRA, Joel S.; DUTRA, Tatiana A. & DUTRA, Gabriela A. Gestão de pessoas. Realidade atual e desafios futuros. São Paulo. Atlas, 2017.

 GIRARDI, Dante Marciano & DALMAU, Marcos Baptista Lopez. Administração de Recursos Humanos I. 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

 MENDES, Jerônimo. Como entender a cultura organizacional da sua empresa. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/como-entender-a-cultura-organizacional-da-sua-empresa/46093/>;. Acesso em: 24 nov. 2019.

 PACHECO, Thiago. O que é Cultura Organizacional (e como criar uma forte na sua empresa). Disponível em: <https://www.outboundmarketing.com.br/criar-uma-cultura-organizacional/>;. Acesso em: 25 nov. 2019.

Maurício
Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Maurício Ruviaro (17301168) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:41
 

Toda organização depende de pessoas para a sua existência e seu progresso; para o sucesso desta história conjunta (empresa e seres humanos), é fundamental que haja o alinhamento entre a visão de mundo e os valores cultivados pela organização e pelas pessoas que a integram.

As organizações, ao perceberem os seus colaboradores como parte de si mesmas, devem ter o foco na valorização do elemento humano, das aspirações e dos sonhos presentes em cada uma dessas pessoas. O estímulo ao exercício da criatividade dos profissionais é uma estratégia fundamental para alimentar a inovação no ambiente organizacional; a concessão de benefícios como plano de saúde, representa uma forma de prover tranquilidade ao profissional, permitindo-lhe maior foco nas questões profissionais; o bom proveito da  diversidade de pensamento, experiências e conhecimentos dos seres humanos de uma organização deixar-la-á mais forte para cumprir a sua missão.

Dentro do contexto de gestão estratégica de pessoas, os seres humanos deixam de ser vistos apenas como recursos, mas passam a ser encarados como parte integrada à organização na busca pelo sucesso.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Lidiane Santana Nascimento (17301164) - Wednesday, 27 Nov 2019, 12:59
 

A complexidade de gerir pessoas vem dos diversos fatores que influenciam essa relação.  A área de Gestão de Pessoas precisa aprender a se reinventar, para se tornar ainda mais estratégica na organização e, assim, criar diferenciais que valorizem a sua própria existência. 

A motivação principal de sua existência diz respeito à criação de uma cultura organizacional de comprometimento e altamente motivada, que possa valorizar as pessoas, desenvolvê-las e reter os talentos da empresa. Nesse processo, a Gestão de Pessoas tem um papel estratégico de incentivar os colaboradores a inovar na realização de suas tarefas e no desempenho de suas responsabilidades, em busca de uma melhoria contínua e da satisfação dos clientes.

A atuação dessa área anda lado a lado com os objetivos estratégicos da instituição. Portanto, possui papel fundamental no planejamento e no cumprimento das metas e objetivos institucionais. Além disso, valoriza a autonomia dos colaboradores, promove e desenvolve a qualidade de vida no trabalho, ajuda a difundir a cultura da mudança, melhorando continuamente a organização do trabalho.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jaison Jadiel Raboch (17301155) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:42
 

Lidiane,

Seguindo o seu comentário, vejo que as empresas que atualmente conseguem manter um gestão de pessoas eficiente são as mais competitivas do mercado.

Pois quando uma empresa possui esse "bônus", percebe-se que os colaboradores vestem a "camisa" da empresa, pois se sentem confortáveis em trabalhar nela, e também sentem uma certa "segurança" no seu emprego, pois uma gestão eficiente transmite esse sentimento.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Alex Douglas Caetano da Silva (17301688) - Wednesday, 27 Nov 2019, 15:39
 

          A importância da gestão de pessoas eficiente é essencial para promover captação, desenvolvimento e retenção de talentos. Ela permite recrutar profissionais de excelência, ajudá-los a atingir seu pleno potencial e mantê-los comprometidos e engajados com a empresa e seu trabalho e o impacto que ela pode ter nos resultados de um negócio, tendo que gestão de pessoas é responsável por garantir o melhor “aproveitamento” dos recursos humano,  quando a gestão de pessoas é bem executada, ela promove mais satisfação e motivação aos colaboradores. Sendo que os maiores benefícios da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Motivados, eles passam a se ver de forma positiva e também a se comportar de forma mais proativa.

          A área de gestão de pessoas deve atuar, com excelência no alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais, para ter um melhor resultado institucional, sendo que um tópico principal é saber quem são seus funcionários, ter um propósito para sua equipe, propor desafios que os recompense, estimular na capacitação entre outros.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Carlos de Souza Oliveira (17301141) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:26
 

As mudanças econômicas, políticas e sociais vivenciadas pelo País apontam a necessidade de se desenvolverem novos modelos de entrega de serviços, o que vai exigir das organizações ajustes profundos, dentre os quais a revisão de processos, integração de sistemas e bancos de dados, revisão dos modelos e ferramentas de precificação de serviços e, especialmente, capacitação técnica e comportamental dos funcionários. A possibilidade do chamado “apagão de mão-de-obra”, decorrente da incapacidade do País de preparar tempestivamente profissionais qualificados para atender à demanda gerada pelo crescimento econômico, indica a relevância de se promover a retenção de talentos e se aprimorarem os métodos de gestão do desempenho profissional, de forma a melhorar os resultados da empresa em que trabalha.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Paulo Roberto Lima Junior (17301171) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:08
 

Sinergia entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais dos colaboradores é fundamental para reduzir a rotatividade e reter talentos na organização. Desde o recrutamento, avaliando corretamente o perfil do profissional desejado, entendendo as expectativas do futuro colaborador, seus planos futuros, seus hobbies, seus valores, e o que o motiva é que se pode "embarcar" na organização um profissional alinhado com o que ela busca em sua estratégia.

 

Ainda, entender expectativas de curto, médio e longo prazo do colaborador desde a seleção é fundamental para que se possa ter a maior chance possível de assertividade na contratação. Reavaliar também constantemente os objetivos do colaborador e agir para mantê-lo motivado e manter, dentro do possível, os objetivos de ambos o mais alinhados possível é ponto importante para que a sua trajetória seja longeva na organização.

 

Fonte:

https://administradores.com.br/artigos/objetivos-organizacionais-vs-objetivos-pessoais; Acesso em 27/11/2019 às 21h53

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jessica Tambosi (17301159) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:32
 

As organizações buscam profissionais com qualificação e habilidades, no entanto, para possuir em seu quadro esse tipo profissional é necessário conquistar, reter e promover o desenvolvimento de talentos.

A fim de conquistar e reter o profissional, a área de gestão de pessoas, além do fator remuneração, precisa criar outros fatores de atração, como participação nos lucros – inclusive com o objetivo de estimular a produtividade, planos de saúde, auxílio creche. Além dos benefícios pecuniários, é fundamental a possibilidade de crescimento na empresa, pois o colaborador que não vislumbrar essa viabilidade acabará buscando por outra empresa que ofereça, bem como um ambiente de trabalho fisicamente agradável.

Outro fator é o desenvolvimento dos profissionais, com a finalidade de manter capacitação continuada e constante renovação. A oportunidade de desenvolvimento valoriza o colaborador, que se sente motivado em permanecer a permanecer e se tornar uma liderança.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Jaison Jadiel Raboch (17301155) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:36
 

Acredito que atualmente as empresas precisam realmente ser mais "humanas", hoje os colaboradores tendem a ter mais participação nas empresas, de forma que se sintam como úteis no alcance das metas estabelecidas pelas empresas, ou seja, isso une o objetivo organizacional, ao objetivo pessoal dos colaboradores.

Na empresa onde trabalho, que esse ano foi eleita o 6ª melhor empresa para se trabalhar no Brasil, vejo que a gestão de pessoas é levada muito a sério, existem diversos programas em que os colaboradores podem desenvolver ideias par melhorar a empresa como um todo (Kaizen, Brigada de emergência, cipa, participação no desenvolvimento de metas dos departamentos), e também muito beneficios para funcionários (plano de saúde, odontológicio, alimentação, participação nos lucros, entre outros).

Dessa forma a empresa consegue reter talentos, tanto por esses beneficios, quando por um plano de carreira visível a todos, ou seja, o colaborador sabe onde pode chegar, e o que precisa para alcançar os melhores cargos, e conseguindo manter seus objetivos organizacionais, pois há pouca rotatividade em cargos de confiança/analistas.

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Re: Alunos de Joinville - Postem aqui
por Rodrigo Regis Avila (17301176) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:42
 

O desafio dos gestores de pessoas reside no fato de que os objetivos organizacionais e pessoais, para a maioria dos colaboradores  e empresários, são vetores de forças diferentes e sentidos contrários. O mais comum é o colaborador "aceitar" calado suas tarefas, sem discutir devido a pressão externa (família, condição financeira) ou por simples receio chamar mais responsabilidade do que deseja, no estilo "não ganho para isso". Comum também é a visão do administrador que considera o colaborador um número, descartável e substituível.

O gestor deve trazer para o colaborador a sua importância no sucesso da organização, o quanto ele pode ajudar ou prejudicar o processo produtivo apenas através do desempenho de suas atividades. O colaborador deve estar capacitado e dispor de um ambiente de trabalho favorável para colaborar da forma mais rica para que os objetivos gerais sejam alcançados e ao mesmo tempo que este colaborador reconheça a preocupação do empresário com o bem estar e realização pessoal de seus empregados.

Para a administração da organização o gestor deve trazer a realidade dos colaboradores, suas necessidades como coletivo e também individuais. Dar importância a benefícios como plano de saúde e seguro de vida, que trazem segurança para um trabalho mais focado no ambiente interno da empresa. Cabe ao gestor investir na capacitação dos colaboradores os tornando cada vez mais importantes e participantes dos processos da organização, sendo cada vez mais valorizados e ao mesmo tempo indispensáveis para o alcance dos objetivos da organização.

Por fim, cabe ao gestor regular esta equilíbrio instável entre colaboradores e organização, facilitando assim o bom andamento das atividades e ampliando a possibilidade de sucesso da organização, do coletivo e das individualidades envolvidas neste tema.