Em um ambiente competitivo como o do atual mercado, para que as organizações continuem vivas e tenham vantagens competitivas, torna-se imperativo o desenvolvimento dos funcionários, por meio de uma gestão de pessoas eficiente, que responda às demandas. Cada vez mais se dissemina a mentalidade de que o trabalho deve ser um lugar prazeroso, visto que as pessoas não são motivadas apenas pelo dinheiro, mas por um conjunto de elementos e esse clima é criado por meio da cultura organizacional, espaço onde a gestão de pessoas deve atuar.
Por cultura organizacional entende-se a personalidade, essência, as características que a empresa possui, mas também o conjunto de hábitos e valores que são compartilhados por todos os colaboradores, para atingir seus fins. Ela é importante para manter a sobrevivência da empresa, prever comportamentos, gerar maior responsabilidade e diminuir a rotatividade de funcionários. Além disso, garante maior sintonia entre todos os envolvidos e favorece a longevidade da instituição, uma vez que produtos e serviços podem ser copiados, mas a essência e o modo como se faz, não. Outra importante função é servir como guia, alinhando os colaboradores dentro dos objetivos da empresa. Também cria um senso de pertencimento, gerando dedicação, comprometimento e engajamento.
Nesse contexto, a gestão de pessoas ganha importância, uma vez que seu impacto tem relação direta entre nível de satisfação dos funcionários, lucratividade e produtividade. A gestão de pessoas, mais que recrutar bem, deve valorizar as experiências e capacidades dos funcionários, tornar claras as funções e possibilitar o desenvolvimento pessoal e profissional deles, para que tenham suas necessidades satisfeitas e contribuam bem no exercício de suas atribuições. Os funcionários, desse modo, devem ser encarados como o maior patrimônio e vantagem competitiva.
A atuação da gestão de pessoas se dá desde a integração do seu planejamento com o planejamento estratégico dos negócios e por meio de investimentos, visando melhores resultados. É uma gestão preocupada com a qualidade de vida de quem trabalha na organização, que recompensa os colaboradores e visa alcançar maior lealdade e produtividade. Ademais, esse modelo investe nas lideranças como gestores de pessoas, para que atuem como facilitadores, garantam agilidade e melhorias nos processos, bem como desenvolvam pessoas mais engajadas, motivadas e comprometidas com o trabalho.
Referências
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PACHECO, Thiago. O que é Cultura Organizacional (e como criar uma forte na sua empresa). Disponível em: <https://www.outboundmarketing.com.br/criar-uma-cultura-organizacional/>;. Acesso em: 25 nov. 2019.