Fórum 1 - Disponível até 27 de novembro de 2019

Polo de Laguna - Postem aqui

 
Imagem de Felipe Chevalier de Castro
Polo de Laguna - Postem aqui
por Felipe Chevalier de Castro - Tuesday, 29 Oct 2019, 17:58
 

Olá! Sejam bem vindos, alunos do polo de Laguna. Eu sou o tutor Felipe, e serei o responsável por ajuda-los nessa disciplina. Meu e-mail é: tutor52@eadadm.ufsc.br

 

O tema desse fórum está abaixo:

A compreensão do significado da gestão estratégica de pessoas requer uma
revisão dos modelos mecanicistas e reducionistas com os quais as organizações
administravam seus recursos, entre eles os recursos humanos, ao longo dos
anos. Nessa nova configuração, os desafios das organizações contemporâneas passam pela conquista, retenção e desenvolvimento dos profissionais de talento.

Diante desta premissa, comente sobre: de que maneira a área de gestão de
pessoas deve atuar, tendo como fio condutor de suas ações, o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais.

 

Vamos debater? Espero a participação de vocês!

Imagem de Hugo Henrique Novasco (14400370)
Re: Polo de Laguna - Postem aqui
por Hugo Henrique Novasco (14400370) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:09
 

A área de Gestão de Pessoas deve possuir a clareza sobre a visão de futuro que a organização carrega consigo. Justifica-se assim, a necessidade de que os líderes de Gestão de Pessoas estejam próximos e alinhados com a diretoria das organizações, pois assim, podem vislumbrar com os responsáveis pelo nível estratégico, onde e como a organização pretende estar no curto, médio e longo prazo.

Tendo uma visão de futuro clara, os lideres de Gestão de Pessoas devem buscar no mercado e também internamente, profissionais que estejam alinhados, ou que possuam o perfil que a organização precisa e necessita para atingir seus objetivos. Porém, o lider de Gestão de Pessoas deve atentar-se que nem sempre a contratação do profissional "perfeito" (com todas as competências e habilidades requisitadas) é a melhor para a organização, isto porque pode ocorrer de o profissional não ter um objetivo futuro condizente com aquele que a organização está buscando. Não são raras as vezes em que um profissional é promovido à status de executivo e acaba abandonando a empresa pois à promoção acarreta em extensão de horário de trabalho, viagens e até mudança de pais. Ou seja, nem sempre, o objetivo do profissional vai estar alinhado ao da empresa, ainda que suas competências e habilidades o estejam.

Então, é mandatário aos Lideres de Gestão de Pessoas conhecer os clientes internos. Buscar saber o objetivo futuro desses profissionais e contrapor os resultados com a direção/sentido em que segue a organização é tarefa fundamental e imprescindível do setor. Tais medidas visam assegurar que os objetivos pessoais e organizacionais caminhem o mais próximo possível.