Fórum 1 - Disponível até 27 de novembro de 2019

Alunos de Braço do Norte - Postem aqui

 
Imagem de Felipe Chevalier de Castro
Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Felipe Chevalier de Castro - Tuesday, 29 Oct 2019, 18:09
 

Olá! Sejam bem vindos, alunos do polo de Laguna. Eu sou o tutor Felipe Chevalier, e serei um dos  responsáveis  por ajuda-los nessa disciplina, juntamente com a tutora Ana Maria Simões

Meu e-mail é: tutor52@eadadm.ufsc.br e serei responsável pelos alunos com as inicias A até G. Qualquer problema podem mandar e-mail para mim.

 

Segue o tema desse fórum:

A compreensão do significado da gestão estratégica de pessoas requer uma
revisão dos modelos mecanicistas e reducionistas com os quais as organizações
administravam seus recursos, entre eles os recursos humanos, ao longo dos
anos. Nessa nova configuração, os desafios das organizações contemporâneas passam pela conquista, retenção e desenvolvimento dos profissionais de talento.

Diante desta premissa, comente sobre: de que maneira a área de gestão de
pessoas deve atuar, tendo como fio condutor de suas ações, o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais.

 

Vamos debater? Espero a participação de vocês!

Paulo Renato Crescencio
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Paulo Renato Crescencio (17301610) - Wednesday, 20 Nov 2019, 22:38
 

 

Vejo que essa idéia mecanicista  persiste dentro das organizações pois é um processo de  trabalho mecânico, automático e pode ser usado no cumprimento de metas gerando benefícios em toda cadeia de produção e ganhos financeiros nas organizações. Muitos casos as pessoas não percebem que fazem parte desta engrenagem e com seu esforço diário e contínuo movem  a cadeia de produção numa sociedade capitalista e cega que não enxerga as pessoas como um ser humano mas sim como uma peça de reposição. Não podemos fechar os olhos pois muitas coisas estão retrocedendo e antigas idéias estão se renovando e direitos e benefícios estão sendo cortados.

Entendo que as pessoas buscam  seu objetivos particulares/pessoais dentro de uma organização por isso  os gestores devem ter o entendimento que objetivos alinhados servem como estímulo no alcance mútuo  dos objetivos. 

 É preciso que o  gestor de pessoas cumpra realmente o seu papel  que é liderar buscando incentivos, formas de valorização, senso de utilidades, tornando as pessoas autônomas e responsáveis, que sintam que a organização faz parte de sua vida  e isto consequentemente refletirá em sua vida pessoal e no desempenho profissional resultando no alcance dos objetivos pessoais e corporativo. . 

 

Imagem de Carlos Alberto Conceição (17301189)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Carlos Alberto Conceição (17301189) - Monday, 25 Nov 2019, 14:49
 

“Cada funcionário que sai leva consigo um pedaço da nossa história. É o funcionário que vivenciou situações específicas e memorizou como resolver aquele problema naquele contexto, com um morador específico. Tudo isso terá que ser refeito. E isto custa tempo, dinheiro e investimento pessoal”, afirma.

 

Com certeza @Paulo os clientes internos são um importante recurso das empresas que muitas vezes não é dado o devido valor!

Marcos Tito
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Marcos Tito Silva Bernardo (17301213) - Monday, 25 Nov 2019, 20:25
 

Paulo, muitas organizações tratam o ativo humano como uma engrenagem do sistema produtivo. Isso na minha opinião é um erro, pois as pessoas são quem movem as engrenagens, pensam como ela pode girar de maneira eficiente e otimizada. Portanto concordo que é um erro não valorizar o bem humano.

Uma forma de reter talentos é valorizar a carreira em paralelo com a remuneração. Não necessariamente uma atrelada a outra, mas reconhecendo responsabilidades compatíveis com o que se ganha.

Um bom plano de cargos e salários vem junto com a motivação das pessoas em se manter nas empresas, diminuindo a rotatividade e aumentando a retenção de talentos.

Imagem de Antonio Ricardo Conceicao (17301186)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Antonio Ricardo Conceicao (17301186) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:43
 

Assim como nosso amigo Carlos, e seguindo seu relato, concordo com vocês, pois cada funcionário quando sai leva um pedaço da empresa, devemos cultivar cada funcionário pois eles são nossos clientes internos. Sem eles não teríamos produção, sem eles não teríamos organização. Cada funcionário satisfeito, agrada mais 10 funcionários, porem se tiver 1 funcionários insatisfeitos, estarás em perigo de perder sua equipe inteira.

Imagem de Leonardo Teixeira (17301208)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Leonardo Teixeira (17301208) - Thursday, 21 Nov 2019, 23:13
 

Acredito que, primeiramente, é ter bem definido quais são os objetivos organizacionais. Muitas empresas ainda parecem estar à deriva, sem terem um norte, sem objetivos, metas, missão e valores definidos e explícitos. Acredito que outro passo importante, depois de definir seus objetivos, é deixar claro para os colaboradores quais são esses objetivos. Disseminar entre os colaboradores o seu planejamento estratégico e fazer com que ele, colaborador, entenda com ele pode fazer parte disso, do alcance das metas estabelecidas.

Como traz no enunciado da questão, “[...]os desafios das organizações contemporâneas passam pela conquista, retenção e desenvolvimento dos profissionais de talento”. Com isso, tudo inicia na conquista, ou seja, na qualidade do recrutamento e seleção. Conseguir identificar os candidatos que tenham entre seus projetos, sonhos e expectativas de vida, valores que sejam compatíveis com os da empresa e, sobretudo, objetivos que possam ser conciliados entre ambos, é um passo importantíssimo para o alinhamento dos objetivos.

Contudo, a gestão de pessoas deve saber extrair do colaborador seu potencial, desenvolver seus talentos e, consequentemente, mantê-lo na empresa satisfeito com sua entrega e com as entregas da empresa.

Imagem de Michael da Silva (17301218)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Michael da Silva (17301218) - Sunday, 24 Nov 2019, 12:44
 

Concordo com você Leonardo quando diz que "Muitas empresas ainda parecem estar à deriva, sem terem um norte, sem objetivos, metas, missão e valores definidos e explícitos."

Esses itens devem ficar claros tanto para os colaboradores quanto para os clientes e todas as partes envolvidas no processo da empresa, e precisam representar de forma fidedigna a empresa e também demonstrar aonde ela quer chegar.

Tendo os conceitos de missão, visão e valores bem definidos, os mesmos irão contribuir para que a empresa encontre funcionários adequados ao seu perfil e que estejam em consonância com seus objetivos organizacionais.   

Marcos Tito
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Marcos Tito Silva Bernardo (17301213) - Monday, 25 Nov 2019, 20:31
 

Perfeito. Quando se sabe claramente onde a empresa quer chegar, para o funcionário fica fácil saber se o seu propósito está na mesma direção.

Entretanto, no recrutamento e seleção dos colaboradores, deve-se filtrar os perfis condizentes com os objetivos da empresa, sem esquecer de cuidar para não contratar alguém muito bom para a vaga que possa ficar frustrado com o passar do tempo. É preciso ter coerência na escolha, para não se arrepender no futuro.

Imagem de Camila Teixeira (17301188)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Camila Teixeira (17301188) - Friday, 22 Nov 2019, 06:25
 

Acredito que as empresas de sucesso precisam rever seus procedimentos. Afim de alinhar os objetivos organizacionais e objetivos pessoais, é comum ver que o objetivo proposto pelas empresas não condiz com o objetivo pessoal dos colaboradores e isso explica a grande rotatividade dos funcionários.

As empresas precisam mostrar aos colaboradores quais são as expectativas e o que espera de resultado em relação aos mesmos, buscando pessoas com visão do que é bom para si, quanto para a empresa no qual está inserida, é preciso atenção na seleção, a gestão de pessoas deve preocupar-se na entrevista em saber ao máximo sobre as expectativas dos colaboradores pois isso vai ajudar a definir se ele realmente deseja trabalhar para a empresa, e também  depois do recrutamento acredito que é muito importante observar o desempenho e rendimento do colaborador . 

S
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Simone Waterkemper (17301229) - Monday, 25 Nov 2019, 11:47
 

Concordo com sua colocação sobre a contratação, onde muitas empresas acabam contratando apenas na intenção de preencher o quadro de colaboradores, muitos dos novos colaboradores não tem conhecimento e não recebem o treinamento adequado para a função. Contratação dessa forma fica ruim para a empresa devido ao alto giro de colaboradores e para o colaborador fica ruim devido a ter vários registros na sua CTPS com pouco tempo de trabalho. 

Imagem de Michael da Silva (17301218)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Michael da Silva (17301218) - Saturday, 23 Nov 2019, 12:10
 

Atualmente com os avanços tecnológicos e os anseios da nova geração de trabalhadores, é de suma importância que as empresas se adaptem a essa nova realidade, onde o trabalho não representa apenas um meio de sustento, mas sim, a necessidade de satisfação pessoal para o colaborador, para tanto, os modelos mecanicistas já não cumprem seu papel de forma adequada e as empresas precisam se reorganizar, rever suas metas e conceitos como forma de alcançar de uma maneira mais eficaz os objetivos organizacionais .

O bem mais valioso da empresa são as pessoas, por isso, a mesma precisa expor ao seu corpo funcional quais são suas expectativas e o resultado que espera dos mesmos. Com o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais ocorre menos rotatividade na empresa, já que muitas vezes o objetivo que é proposto pela organização não se adéqua ao objetivo pessoal do colaborador.

Como forma de alinhar tais objetivos, a empresa necessita dar ênfase desde o processo de recrutamento e seleção fazendo uma correlação de cargos x perfis, habilidades e atitudes necessárias ao futuro colaborador até o desempenho das atribuições do cargo pelo funcionário, devendo levar em conta os interesses e objetivos pessoais do funcionário, e, quando esses objetivos estão alinhados aos organizacionais, verifica-se a uma maior qualidade no trabalho.

Outro ponto que pode ser destacado é que a organização deve possuir um processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores bem planejado, de maneira que valorize e motive os mesmos e, consequentemente, alcançando os objetivos da empresa e os seus objetivos pessoais, levando ao crescimento e sucesso para ambos e tendo o colaborador como se sentindo parte integrante da empresa.

 

 

Imagem de Ariana Cargnin (17301514)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Ariana Cargnin (17301514) - Saturday, 23 Nov 2019, 16:30
 

Concordo com você, principalmente quando fala que "é de suma importância que as empresas se adaptem a essa nova realidade, onde o trabalho não representa apenas um meio de sustento, mas sim, a necessidade de satisfação pessoal para o colaborador"". Atualmente as empresas mecanisistas tem enfrentado problemas com rotativadade de funcionários, pois os colaboradores tem buscado mais do que apenas bons salários.

Marcos Tito
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Marcos Tito Silva Bernardo (17301213) - Monday, 25 Nov 2019, 20:47
 

Exato Michael.

É verdadeiro que um plano de desenvolvimento individual para o colaborador, corrobora para um funcionário motivado para crescer e se desenvolver alinhado com os objetivos da empresa. Em contrapartida, a empresa que tem essa prática, na maioria das vezes reconhece financeiramente o colaborador que se desafia no seu plano de desenvolvimento e busca o crescimento contínuo.

Imagem de Leonardo Teixeira (17301208)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Leonardo Teixeira (17301208) - Monday, 25 Nov 2019, 21:50
 

Concordo com você Michael, o processo de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores precisa também ser muito bem planejado. O papel do emprego não é mais somente o de trazer sustento, mas um meio que as pessoas encontram para intermediar seus sonhos e seus objetivos pessoais. Por meio do emprego, ou melhor, da receita vinda desse emprego, é que os trabalhadores podem pensar em levar mais conforto aos seus familiares, por exemplo, seja por meio de aquisição de bens ou serviços, seja por meio de passeios e viagens. O mercado capitalista em que nos encontramos clama por isso e, geralmente, nos satisfazemos consumindo esses bens ou serviços oferecidos pelo mercado. No entanto, apenas a questão salarial não é mais o diferencial primeiro para que o colaborador se esforce por querer ficar na empresa. 

Imagem de Ariana Cargnin (17301514)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Ariana Cargnin (17301514) - Saturday, 23 Nov 2019, 16:28
 

Deve atuar de forma a valorizar o bom profissional. E essa valorização vai muito além de um bom salário. Há de se ter em mente, por exemplo, as necessidades elencadas na Pirâmide de Maslow: se a empresa atender apenas os níveis mais baixos (que compreendem as necessidades básicas, como alimentação, vestuário e moradia) e ignorar os níveis mais altos (que compreendem lazer, autorrealização, criatividade, etc.), certamente não terá um bom quadro de colaboradores. Ou seja, os funcionários hoje buscam autorrealização em seus empregos, reconhecimento, desafios. Não buscam mais, tão somente, uma carreira ou salário estável (à exceção dos concursos públicos). Querem se sentir, diariamente, motivados no seu ambiente de trabalho. Neste sentido, cabe ao departamento de recursos humanos trabalhar para que essas necessidades "superiores" (que alguns podem considerar supérfluas, mas não são) sejam atendidas. Férias flexíveis, chegar mais tarde na segunda ou sair mais cedo na sexta, roupas mais casuais no ambiente de trabalho, home office, etc. são todas atividades que a empresa pode empenhar para melhorar o ambiente de trabalho.

Paulo Renato Crescencio
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Paulo Renato Crescencio (17301610) - Monday, 25 Nov 2019, 14:40
 

Ariana, concordo com você plenamente. Não é só salario mas sim tem muitas formas de valorizar. Precisamos acabar com essa cultura antiga no tratamento das pessoas de olhar para elas como um modo de produção e não como um ser humano que possui necessidades, querem crescer e se desenvolver junto com  a organização.

Imagem de Carlos Alberto Conceição (17301189)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Carlos Alberto Conceição (17301189) - Monday, 25 Nov 2019, 14:45
 

 Concordo @Ariana, hoje o salário nem é mais um dos pré-requisito das melhores empresas para se trabalhar. O clima da organização, as possibilidades de evolução, e a cultura da organização em muitos casos tem se tornando um diferencial na hora de um candidato escolher uma empresa. Não vou dizer que dinheiro não é importante, mais muitas vezes nesse estresse todo do nosso dia a dia queremos apenas um lugar onde possamos trabalhar em paz.

Familia
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Allan da Silva Correa (17301182) - Wednesday, 27 Nov 2019, 19:53
 

Em tempos atuais conforme citou a Ariana, os profissionais, estão em busca da realização , reconhecimento, flexibilidade no trabalho, está mais difícil você encontrar profissionais mais novos que permanecem em uma mesma empresa por longos anos, estão em busca por novos desafios em suas carreiras. Carlos também resume os dias atuais, e que faz com que aja uma reflexão maior em Gestão de pessoas “O clima da organização, as possibilidades de evolução, e a cultura da organização em muitos casos tem se tornando um diferencial na hora de um candidato escolher uma empresa.”

Imagem de Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190) - Monday, 25 Nov 2019, 19:52
 

Exatamente @ariana, é o que penso também. Infelizmente a maioria das empresas hoje pensam somente que estão pagando o funcionário, então o funcionário tem que cumprir com o que solicitam. Sendo que muitas vezes somente o valor não paga o stresse do dia a dia como o outro colega pontuou. Acredito que todos esses inúmeros benefícios e sistemas de recompensa que existem, poderiam muito bem auxiliar quando implantados em uma empresa na qual os funcionários estão desmotivados por N situações.

Funcionário motivado, trabalha melhor e faz com o que o ambiente esteja melhor e a empresa cresça nos mais diferentes aspectos.

Imagem de Antonio Ricardo Conceicao (17301186)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Antonio Ricardo Conceicao (17301186) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:49
 

Concordo Ariana, um ambiente que lhe possibilite uma melhor mobilidade dentro da organização lhe possibilitar estar de bem com sigo mesmo e de bem com a organização. O gestor deve estar atento a essas tendências e fazer com que seus funcionários tenham da melhor maneira possível o que há empresa pode disponibilizar de melhor, fazendo assim seu funcionário se sentir bem, onde ele terá melhores condições que refletirá em maior produtividade.

Paulo Renato Crescencio
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Paulo Renato Crescencio (17301610) - Monday, 25 Nov 2019, 14:21
 

"Nessa nova configuração, os desafios das organizações contemporâneas passam pela conquista, retenção e desenvolvimento dos profissionais de talento" Essa frase é muito atual mas pra mim me traz muitas incertezas e vejo que existe ainda muitas empresas que trabalham de forma mecanizadas onde fazemos parte de um mecanismo corriqueiro  que não da para parar e até se perceber o que está acontecendo. Essa grande maquina é muito forte e precisamos dela e nos é exigido proatividade, estudo, conhecimentos, com razão, mas na hora da troca  de beneficios no modo geral são para poucos pois a maioria das pessoas são tratadas como parte de um mecanismo onde troca-se a peças com problema e substitui por outra. Cabe nós administradores pensar nestas idéias mecanicistas e será que devemos relevar? sabendo da situação que o país se encontra e que organizações vivem de lucro.

Imagem de Carlos Alberto Conceição (17301189)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Carlos Alberto Conceição (17301189) - Monday, 25 Nov 2019, 14:40
 

@Paulo algumas empresas não mudam pelo simples fato de que sempre foi assim e até agora está dando certo. Algumas empresas vão contra as mudanças e permanecem sempre na mesma forma. Contudo também temos funcionários na mesma situação, que não buscam novos conhecimentos, novas atualizações. Enfim, em mundo que muda a cada hora é preciso ter a mente aberta e ver que o cliente interno é muito importante para o bom funcionamento da empresa e precisa ser dada a devida atenção!

Imagem de Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:22
 

Concordo @Carlos, essa visão de que algumas empresas não andam com as mudanças pelo simples fato de não concordarem com as mudanças cotidianas é real, e os funcionários também, muitos ficam na comodidade e não buscam novos conhecimentos.

Se as empresas x funcionários tivessem mente aberta, todos ganhariam, e os clientes teriam um resultado final na mão mais satisfatório.

Imagem de Carlos Alberto Conceição (17301189)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Carlos Alberto Conceição (17301189) - Monday, 25 Nov 2019, 14:35
 

Concordo com o enunciado em que é uma tendência das organizações contemporâneas a busca pelo alinhamento de todos os setores com a estratégia organizacional da empresa. Mais ainda o fortalecimento de que as ações desenvolvidas por cada setor precisam ser coerentes e contribuir para os objetivos mais amplos do negócio. A área de gestão de pessoas deve atuar permitindo o recrutamento de profissionais com excelência, ajudá-los a atingir seu pleno potencial e mantê-los comprometidos e engajados com a empresa e seu trabalho.

 

No meu ponto de vista a área de área de gestão de pessoas deve ter um bom plano de ação alinhado com os objetivos da empresa. Já vi setor de RH que eram super profissionais mais que não estavam alinhados com os objetivos da diretoria. Deve-se também ter claro a cultura e as regras da empresa. Toda empresa possui uma cultura em seu DNA, que evolui com o tempo, mas que sempre estará lá e é preciso conhece-la, e caso preciso em conjunto com a diretoria melhora-la. Assim como qualquer outro setor é de suma importância a área de gestão de pessoas estar alinhada com a alta direção, pois assim tem subsídios para realizar suas ações. Outro ponto importante que muitas vezes passa despercebido é ter uma excelente comunicação interna. As vezes temos super projetos de engajamento, motivação e afins, mas que pecam em ter uma falha comunicação interna. Assim como é preciso estar sempre atualizado com as tendências e tecnologias em um mundo que muda tão rapidamente. Gerir pessoas não é uma tarefa fácil, é preciso buscar conhecimento constante e nesse sentido penso que a área de gestão deve sempre fazer isso.

Imagem de Antonio Ricardo Conceicao (17301186)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Antonio Ricardo Conceicao (17301186) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:38
 

Concordo com você Carlos, quando você mesmo cita: “Assim como é preciso estar sempre atualizado com as tendências e tecnologias em um mundo que muda tão rapidamente.” o setor de RH deve caminhar junto com os demais setores e deve estar afinado para as modificações das tendências que surgem dia após dia. Administrar não eh tarefa fácil e sabemos que cada pessoa tem suas limitações, habilidades e talentos, cabe ao RH criar maneiras de tirar de cada um o seu melhor da melhor forma possível ao mesmo tempo que isso não atrapalhe o bem estar de todos.

Imagem de Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Cynthia da Correggio Piva Santos (17301190) - Monday, 25 Nov 2019, 19:47
 

Ao pensar em uma gestão de pessoas com objetivos organizacionais e individuais sendo levados em consideração, é importante entender o quanto isso irá melhorar o rendimento de todos da equipe e, consequentemente, da empresa no geral.

É necessário saber o que os funcionários esperam da empresa, quais são os objetivos de cada um e como é possível alinhar isso às metas empresariais. É preciso conseguir integrar ambos os desejos.

Com relação à gestão de pessoas, os objetivos organizacionais e individuais podem ser:

  • organizacionais: vendas, lucro, desenvolvimento, visão de mercado, crescimento da marca, fidelização dos clientes, etc;
  • individuais: aumento de salário, qualidade de vida, incentivo, cursos profissionalizantes, promoções, bônus, etc.

Ao pararmos para analisar, quando falamos sobre um crescimento da marca ou mais vendas no período, por exemplo, entendemos que os resultados estão sempre ligados a equipe. Ou seja, são os colaboradores os responsáveis por ajudar a atingir o objetivo de uma companhia. Dessa forma, fica evidente que é preciso enxergar o mérito de cada um e os valorizar.


Visto isso, para realizar uma boa gestão de pessoas com objetivos organizacionais e individuais andando em conjunto é necessário colocar algumas estratégias em prática, como: traçar metas para que as equipes consigam um bônus a cada trimestre; que se tenha formas justas e transparentes de promoção, analisando resultados e desempenho de cada um; que se elogie sempre os colaboradores e valorize o trabalho realizado. Pode-se fazer isso com mensagens simples e pequenos agrados, como um bombom de chocolate; oferecendo treinamentos ou cursos profissionalizantes; buscar parcerias para melhorar os benefícios dos colaboradores, como descontos em restaurantes, roupas, etc; pode-se também colocar um quadro ou caixa de mensagens, em que cada um pode colocar suas sugestões, elogios, melhorias, entre outros.

Com algumas pequenas mudanças, é possível incentivar, motivar e pensar em maneiras para melhorar o desempenho de cada um. Tudo isso afetará diretamente o desempenho da loja, pois funcionários mais incentivados trabalham melhor.

Imagem de Gabriel Fernandes Luciano (17301196)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Gabriel Fernandes Luciano (17301196) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:11
 

Olá, Cynthia

Achei interessante as estratégias que você propôs no penúltimo parágrafo. Eu acrescentaria que as empresas deveriam investir em um plano de previdência privada, visto que com a reforma da previdência aprovada, isso traria maior tranquilidade aos colabores quanto ao seu futuro. Desta forma, iriam sentir-se mais valorizados e tranquilos quanto a aposentadoria, tendo melhor rendimento no trabalho.

Marcos Tito
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Marcos Tito Silva Bernardo (17301213) - Monday, 25 Nov 2019, 20:42
 

Muitas empresas ainda estão na era "setor pessoal" e faz desse importantíssimo departamento um mero conferidor de documentos, contratador de mão de obra e defensores da empresa perante as leis trabalhistas.

Nas grandes empresas de sucesso, o setor de recursos humanos é primordial para o desenvolvimento da empresa. Entretanto é preciso dar todo suporte para as pessoas, que são as almas que fazem as engrenagens girarem de maneira otimizada e eficiente. Para isso a valorização da carreira e da remuneração faz com que os funcionários se motivem a dar o seu melhor para a empresa ganhar ainda mais.

Vale um plano de cargos e salários compatíveis com o nível de instrução do empregado, bem como a sua experiência no cargo para atingir esse objetivo.

Os benefícios, para tranquilidade e seguridade da família também são um grande diferencial para manter o empregado dando o seu melhor.

Porém não podemos esquecer que tudo começa no recrutamento, pois se não for escolhido uma pessoa alinhada com os objetivos da organização, as etapas acima de nada adiantarão. Pois com o passar do tempo, mesmo inconscientemente, a pessoa irá sair, sendo demitida por baixo desempenho ou vai pedir demissão por insatisfação pessoal.

Imagem de Adriana Veloso Baumann (17301181)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Adriana Veloso Baumann (17301181) - Monday, 25 Nov 2019, 21:06
 

Concordo suas colocações colega. Gostaria de acrescentar que antes de tudo isso, a empresa precisa ter a sua missão, suas estratégias e seus objetivos bem delineados. Sabendo qual a sua razão de existir e onde quer chegar, assim vai ter a capacidade de selecionar profissionais que estejam alinhados com sua missão e seus valores. Como você citou, não adianta de nada ter um bom plano de carreira, oferecer ótimos benefícios, se seus profissionais não estão na mesma sintonia que a empresa. Isso deve ser avaliado desde o momento da contratação.

Imagem de Adriana Veloso Baumann (17301181)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Adriana Veloso Baumann (17301181) - Monday, 25 Nov 2019, 20:52
 

Nas abordagens mais atuais de RH, o foco deve ser as necessidades dos indivíduos. O funcionário deve visto como um cliente, pois ele é a vitrine, ele representa a empresa. Um funcionário não vai vestir a camisa da empresa se estiver desmotivado.

 Assim, é necessária uma mudança estrutural de valores da empresa. Inserindo novos processos de recrutamento e seleção, contratação, treinamento, manutenção, desenvolvimento e controle da equipe e das atividades por ela desenvolvidas.

De acordo com Chiavenato (1999 apud GIRARD, 2012), o valor atual da Administração de Recursos Humanos deve estar baseado na captação, manutenção, desenvolvi­mento e valorização, participação, motivação, aprendizagem, saúde, bem­-estar, reconhecimento, incentivo e remuneração dos talentos humanos.

A relação entre empresa e funcionário deve ser uma via de mão dupla. Os funcionários precisam da empresa e a empresa precisa de seus funcionários.

Algumas mudanças práticas podem levar a um bom resultado:

  • Ter um plano de cargos e salários, oferecendo salários compatíveis com as funções e possibilidade de crescimento na carreira;
    • Oferecer benefícios, como vale alimentação e plano de saúde, para garantir um bem-estar mínimo de seus funcionários;
    • Criar procedimentos de trabalho, para que os funcionários saibam o que deve ser e como deve ser feito;
    • Criar uma estrutura de treinamento e adaptação para os novos funcionários;
    • Criar treinamentos para desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários;

    A ampla gama de talentos e competências que podem ser desenvolvidos nos funcionários é um diferencial que deve ser usado pela organização para aumentar sua competitividade no mercado alavancando seu sucesso organizacional (GIRARD, 2012).

    Referências:

    Girardi, Dante Marciano. Administração de recursos humanos. 3. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2012.

Imagem de Leonardo Teixeira (17301208)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Leonardo Teixeira (17301208) - Monday, 25 Nov 2019, 21:59
 

Concordo com você Adriana, mas gostaria de fazer uma colocação a respeito. Eu penso que a literatura a respeito trata, geralmente, de ações voltadas a médias e grandes empresas, como você citou acima (benefícios, planos de cargos e salários, treinamento e adaptação). Quando se fala em pequenas empresas como as MEI, que tem em seu quadro 01 funcionário, por exemplo, tudo isso acaba ficando um pouco mais complexo. Não só pela escala de aplicação dessas técnicas e estratégias mas, sobretudo, pelo grau de intimidade que se tem entre a hierarquia de 02 pessoas - patrão e funcionário. Tudo acaba ficando mais familiar e dificultando um pouco esse processo. Mas, por outro lado, essa intimidade pode dar a um conhecimento maior de ambas os objetivos, pessoais e organizacionais, facilitando o seu alinhamento.

S
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Simone Waterkemper (17301229) - Tuesday, 26 Nov 2019, 17:16
 

"de que maneira a área de gestão de pessoas deve atuar, tendo como fio condutor de suas ações, o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais."

Grande parte das empresas precisam preencher os cargos de trabalho, e com isso acabam contratando seus colaboradores sem passar por uma entrevista adequada para cada vaga oferecida. Muitas vezes o futuro colaborador acaba se decepcionando devido a esperar mais do que o cargo lhe oferece, ou vice versa, a empresa esperar mais do colaborador que foi contratado para a função, mas devido não ter o conhecimento adequado para a vaga acaba sendo demitido, assim gerando maior giro de colaboradores além das despesas com contratação e demissão, tudo pelo motivo de não ter um cuidado maior na hora da contratação. 

Cada empresa deveria ter um modelo especifico de questionário sobre cada vaga ofertada, mas sabemos que na maioria dos casos é utilizado um padrão para todas as vagas, sendo que dessa forma fica mais difícil de alinhar os objetivos da empresa com os objetivos pessoais.

Imagem de Viviani do Nascimento (17301230)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Viviani do Nascimento (17301230) - Wednesday, 27 Nov 2019, 16:19
 

Olá Simone. Concordo com você, padronizar um modelo para todos as vagas ofertadas otimiza a contração, porém a informação e a comunicação entre os envolvidos geralmente fica reduzida e menos esclarecida.

Imagem de Karine Andrade Beltrame (17301204)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Karine Andrade Beltrame (17301204) - Tuesday, 26 Nov 2019, 17:39
 

Boa tarde!

Na minha opinião, as organizações devem ter um planejamento estratégico bem definido, sendo assim, a missão, visão, valores e objetivos organizacionais devem ser disseminados na empresa de forma que cada colaborador entenda sua importância ao longo do processo produtivo e perceba que ambos, ele e a empresa serão recompensados pelo seu empenho e dedicação.

Com os objetivos organizacionais bem delineados proporcionarão ainda, um recrutamento e uma seleção mais eficientes, pois a área de gestão de pessoas da organização (R.H), munido de informações tais como: quais pessoas preciso, cargos x perfis, competências, habilidades e atitudes esperadas, perceberá facilmente aqueles que se adaptarão a empresa e sentir-se-ão como integrantes da mesma.

Como consequência, terão funcionários motivados por estarem no cargo exato, podendo exercer suas habilidades e colocando em prática seus conhecimentos obtendo uma remuneração e um ambiente organizacional que se encaixe em seu perfil pessoal. Caso contrário, no ato da seleção, de acordo com os objetivos pessoais, o indivíduo poderá perceber que não se enquadra com o perfil da empresa.

Imagem de Mairê Louise Lessa (17301211)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Mairê Louise Lessa (17301211) - Tuesday, 26 Nov 2019, 21:33
 

Para que a área de gestão de pessoas possa atuar visando o alinhamento dos objetivos organizacionais com os pessoais, é preciso inicialmente que os objetivos organizacionais estejam extremamente claros para estes gestores, o que muitas vezes não acontece. Partindo daí, é necessário que tais objetivos sejam apresentados aos colaboradores, pois para que se alinhem, é preciso que haja conhecimento. Além disso, o lado oposto também deve ser conhecido, ou seja, a empresa deve saber quais são os objetivos pessoais de seus funcionários, onde querem chegar, o que almejam dentro da empresa, o que estão buscando atingir trabalhando em determinada organização, enfim, o que gera satisfação pessoal para cada um deles.

Diante desses fatos, é preciso que se crie uma política institucional e cultura organizacional que demonstre ao funcionário que sua participação é importante para o alcance das metas institucionais, fazendo com que se sinta parte do negócio, valorizando assim sua participação.

Na prática, para que este alinhamento ocorra o ideal é que inicie no momento da contratação, onde o gestor de pessoas deve criar mecanismos para conhecer os objetivos pessoais dos candidatos e além dos demais requisitos, leve em consideração se de alguma forma podem vir a ser relacionados com os objetivos institucionais. Além disso, é preciso trabalhar constantemente o assunto, afim de gerar uma cultura organizacional no sentido de unir objetivos.  Isso pode ser feito através de treinamento, capacitação e desenvolvimento, focando nas metas institucionais e na valorização de cada funcionário. Vale salientar que valorização atualmente não é tratada apenas como vantagens salariais, havendo diversas formas de valorização que podem ajudar no processo, como plano de benefícios sociais, possibilidade de crescimento dentro da organização, sistemas de recompensas, além de proporcionar uma qualidade de vida no trabalho, gerando satisfação para ambos os lados.

HENRIQUE
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Henrique Moritz Neto (17301199) - Tuesday, 26 Nov 2019, 23:08
 

Olá Mairê. Concordo com sua opinião acerca da necessidade de no momento da contratação de funcionários para determinada organização, o gestor de pessoas certifique que aquela pessoa tem objetivos pessoais que vão ao encontro da política da empresa que pretende atuar, haja vista se este, um dos primeiros objetivos que esta pessoa vai demonstrar, isto é, se tem vocação para ali atuar e crescer profissionalmente, ou está apenas procurando uma ocupação para não ficar desempregado. Além disso, a necessária valorização profissional como você mencionou, como outros benefícios, além do salário, entre outros, é de fundamental importância em todo esse contexto, pois a qualidade de vida do funcionário e também de seus familiares certamente serão beneficiados com qualquer atitude deste tipo em qualquer organização. 

Imagem de Paulo Roberto de Castro (17301222)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Paulo Roberto de Castro (17301222) - Tuesday, 26 Nov 2019, 21:36
 

Esta abordagem é bastante interessante em particular, porque traz lembrança e reflexão sobre algumas experiências vividas, sendo que ao serem analisadas podemos tirar algumas anotações bastante interessantes que se relacionam com a questão proposta no fórum. 

Trabalhando como minerador de uma empresa do grupo Votorantim percebi algumas ações já incorporadas pela empresa, como a parte de treinamentos, desde a chegada do colaborador e ao longo do período em que trabalha na empresa. Há também uma revista interna com reportagem sobre vários temas que interessam os colaboradores, inclusive eles próprios. Havia a obrigação de reservar 15 minutos diários para o DDS (diálogo diário de segurança), havia bom restaurante, cesta Nobre mensal e fim de ano com uma cesta premium. Todas estas situações criavam "valor" para que se desejasse ser funcionário daquela empresa.

Posteriormente, atuando inclusive em setores administrativos, indiquei reuniões mensais de 20 minutos com os colaboradores de empresas médias e a proposta foi rejeitada, vista como "perda de tempo". É a situação que mais observei em todas organizações que atuei: A falta de comunicação entre a empresa e seus colaboradores; Decisões verticais e nenhuma retribuição além das que obrigadas na lei. 

É uma situação de falta de visibilidade e de estratégica para a própria entidade, pois o funcionário motivado é importante para desenvoltura da atividade laboral e consequentemente, maior produção da empresa. São ações que vão além da recompensa financeira, que agem incorporando o colaborador à empresa em um sentido mais amplo que o contratual, melhora produtividade, qualidade de vida e valor para a empresa. 

As ações exemplificadas podem ser comuns ao olhar de graduados de áreas ligadas ao tema ou ainda a colaboradores de grandes corporações que já tratam a política de pessoas com novos modelos de recrutamento, manutenção, preservação e até demissão (com entrevistas de desligamento), mas é raramente aplicada nas médias e pequenas empresas que desconhecem a importância de lidar com pessoas de maneira ainda mais humana.

Imagem de Gabriel Fernandes Luciano (17301196)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Gabriel Fernandes Luciano (17301196) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:16
 

Olá, Roberto

Muito interessante o seu relato sobre sobre sua vivência profissional. 

Realmente, muitas empresas ainda possuem um modelo de gestão muito arcaico, concentrando as decisões em uma única pessoa. Dar espaço para que funcionários dos demais níveis hierárquicos faz com que o ambiente de trabalho seja mais dinâmico, aumentado a eficiência dos processos internos.

Imagem de Antonio Ricardo Conceicao (17301186)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Antonio Ricardo Conceicao (17301186) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:32
 

Assim como mencionado no enunciado a gestão contemporânea vem crescendo sucessivamente, e cabe a nossos profissionais de RH e adequarem e estarem alinhados com esta nova linha de pensamento. Todo esse processo de adequação, resultarão em ações desenvolvidas por cada setor, que por sua vez, contribuirão para os objetivos mais amplos do negócio da organização. Para RH uma boa estratégia organizacional facilitara em buscar as metas da empresa. Todavia as habilidades, competências e os comportamentos dos elementos que participam da organização são a fonte da inovação e das vantagens competitivas de uma empresa.

Vale lembra que o RH deve buscar novos talentos, ou mesmo fazer gestao de pessoas eficientes é essencial para promover captação, desenvolvimento e retenção de talentos. Ela permite recrutar profissionais de excelência, ajudá-los a atingir seu pleno potencial e mantê-los comprometidos e engajados com a empresa e seu trabalho.

É claro que para que os tópicos acimas sejam executados e eficiência é fundamental dar importância para algumas etapas como a construção de um bom o plano de ação, que transforma metas abstratas em passos mais simples, específicos, deve-se levar em consideração a cultura e as regras da empresa, que influenciam as relações e o ambiente de trabalho, para ter um resultado final melhor e garantir melhores condições e maior produtividade, e a comunicação interna, que permite informar aos colaboradores qual é a estratégia do negócio.

Imagem de Carlos Alberto Conceição (17301189)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Carlos Alberto Conceição (17301189) - Wednesday, 27 Nov 2019, 08:25
 

Concordo, tudo leva a crer que nos tempos atuais o RH precisar ser mais estratégico que operacional e estar alinhado a necessidades e objetivos da empresa. Consolidando para a si a responsabilidade de gerir os colaboradores para esse fim.

Familia
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Allan da Silva Correa (17301182) - Wednesday, 27 Nov 2019, 15:45
 

O maior patrimônio de uma empresa não são seus bens, suas instalações, suas máquinas ou sua conta bancária. O maior patrimônio de uma empresa, são seus colaboradores. Relendo algumas das postagens dos colegas, vejo que temos pensamentos parecidos, primeiramente é necessário que a organização tenha bem definido seus objetivos. Um dos segredos está em ampliar a todos que participam de uma organização, desde o dono ao colaborador que acaba de ser contrato, o conhecimento profundo de sua missão, visão e valores. A organização deve se preocupar em construir e manter sempre um ambiente e clima de trabalho propício ao bem-estar, à motivação e à satisfação de todos os colaboradores. É essencial  envolver e comprometer todo colaborador, mostra-lo de sua importância na organização . É fundamental que aja diferenciais, seja com benefícios ou mesmo de crescimento pessoal através de treinamentos. Em minha opinião uma organização desenvolvida e bem estrutura, poderá ter a retenção já no inicio, desenvolvendo e lapidando este colaborador , havendo mais comunicação, uma politica de  feed back. Nos dias atuais não basta oferecer o melhor salário, muitas pessoas estão em busca reconhecimento, valorização pessoal, ambientes sadios , que motive-o a querer continuar, que todos os dias sejam de crescimento. Sentir prazer no que faz torna o trabalho perfeito” – Aristóteles, filósofo. É preciso o desenvolvimento ou regaste deste sentimento.

Fonte de pesquisas

Como alinhar a gestão de pessoas à estratégia organizacional?  Disponível em < https://blog.gympass.com/gestao-de-pessoas-estrategia-organizacional/ >. Acesso em 27 de novembro de 2019.
Disponível em < https://nomadesdigitais.com/40-frases-inspiradoras-para-quem-quer-largar-o-emprego-e-abrir-seu-proprio-negocio/ >. Acesso em 27 de novembro de 2019.

HENRIQUE
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Henrique Moritz Neto (17301199) - Tuesday, 26 Nov 2019, 22:58
 

A gestão de pessoas atua na capacitação e no desenvolvimento de todos os funcionários dentro de uma organização, assim sendo, ela deve focar seus objetivos na capacitação, no treinamento, no envolvimento e desenvolvimento desses funcionários.

O mais importante objetivo da gestão de pessoas é atuar com estratégia de valorização e proporcionar aos funcionários, meios de treinamento e investimento na carreira para que estes profissionais sintam-se de um lado valorizados e de outro lado com uma perspectiva de futuro, de carreira dentro da organização em que atuam.

Para tanto é necessária a atuação na motivação desses funcionários, no necessário e fundamental treinamento e capacitação para que estes profissionais possam contribuir para com a organização e que esta obtenha vantagem dentro de todos este processo. Além disso, é de máxima importância que a organização mantenha a qualidade de vida no trabalho, valorize o trabalho em equipe dentro da organização e, principalmente, destaque a atuação ética em seu todo.

Atualmente o mercado de trabalho necessita de pessoas que tenham ambição, invistam na sua evolução profissional, na formação pessoal intelectual para valorizar sua própria carreira e sua vida, e que procurem sempre se aprimorar para almejar postos de destaque nas organizações públicas e/ou privadas.

Neste sentido, é necessário que a gestão de pessoas sirva de elo motivador de cada funcionário, dando a atenção necessária aos seus anseios mas que sirva, ao final, ao verdadeiro papel que tem dentro de uma organização, que é o de gerenciar os seus comandados que certamente, motivados e treinados levarão ao sucesso profissional a organização em que atuam e a carreira que pertencem.

Imagem de Viviani do Nascimento (17301230)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Viviani do Nascimento (17301230) - Wednesday, 27 Nov 2019, 16:31
 

A área de gestão de pessoas deve atuar tendo como fio condutor de suas ações, o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais, uma vez que isso proporciona a organização uma identidade e tornando-a competitiva no mercado, contribuindo para a fixação das suas imagens internamente (gerência, colaboradores) e externamente (mercado, sociedade). Além disso, os objetivos organizacionais devem também contar com uma assessoria de planos de carreira, pois é "possível" o crescimento simultâneo da empresa e de seus colaboradores, uma vez que as dimensões sociais e psicológicas possibilitam satisfação e motivação no ambiente de trabalho.

Imagem de Gabriel Fernandes Luciano (17301196)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Gabriel Fernandes Luciano (17301196) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:03
 

A área de Recursos Humanos foi, sem dúvida, o setor de maior resistência à era da Globalização. É fato apontar que as técnicas de ARH do passado para a gestão de recursos, como os modelos mecanicistas e reducionistas já não funcionam mais no presente. Houve a necessidade de implementação de novas estratégias de gestão com a chegada da geração Y, e agora novamente com a geração Z, novos estratégias devem ser pensadas e postas em prática. 

Os valores e objetivos pessoais mudam entre as gerações, e é preciso que os profissionais da ARH estejam atentos para desenvolver novas técnicas de gestão. O grande desafio do negócio de RH no século XXI, é obter vantagem competitiva por meio das pessoas, administrando com as pessoas e buscando o seu comprometimento para o alto desempenho pessoal, profissional e organizacional.

Portanto, é preciso que as empresas invistam não somente em aumentar a remuneração de seus colaboradores, mas sim, buscar oferecer um ambiente de trabalho mais acolhedor e investir em pacotes de benefícios, tais como, plano de saúde, participação nos lucros e resultados, previdência privada, para que sintam-se mais valorizados. Desta forma, tanto a empresa quanto o funcionário irão crescer juntos.

 
Imagem de Karini Leal Weber (17301206)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Karini Leal Weber (17301206) - Wednesday, 27 Nov 2019, 21:39
 

Concordo com você Ariana, as empresas poderiam ser um pouco mais flexíveis. Antigamente o setor de RH fazia apenas a função de contratar pessoas, ou seja preencher o quadro de funcionários necessários para a bom funcionamento da organização, mais atualmente isso vai muito além, deve-se utilizar de estratégias para garantir bons funcionários, seja na hora de contratar ou para manter os funcionários. No momento da contratação deve usar estratégias para chamar, captar, buscar pessoas interessadas em trabalhar na empresa, um exemplo oferecer benefícios, como transporte, vale saúde e refeição. No momento da contratação o RH deve verificar as competências e designar o funcionário a função mais adequada, fazendo por exemplo um teste, uma provinha para constatar o nível de capacidade e, finalmente a parte de manter o funcionário bom na empresa e desenvolve-lo em suas competências, fazer plano de carreira, incentivar os estudos, valoriza-lo em seu salário. Acredito que a maneira que a área de gestão de pessoas deve atuar, para o alinhamento entre objetivos organizacionais e objetivos pessoais é se mantendo presente junto aos funcionários, agindo de forma clara mostrando quais são os objetivos da empresa, e que ambos são uma parceria, o RH deve fortalecer o vínculo entre funcionário e empresa, assim funcionários ‘’ vestirão a camisa da empresa” e então o RH poderá criar meios de alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos pessoais dos seus funcionários.

Imagem de Clenio Meurer (17301509)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Clenio Meurer (17301509) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:05
 

A organização de muitas empresas, vem da necessidade e desafio que as empresas encontram ao longo dos anos, sendo muito diferente nos diversos tamanho das organizações. As empresas que possuem planejamento estratégico, tendem a observar com maior relevância o motivacional pessoal dos funcionários, no qual muitas já perceberam que quando se tem muita rotatividade dos colaboradores, tendem a diminuir a qualidade dos serviços e produtos oferecidos aos clientes.

O setor de gestão de RH, deve buscar o equilíbrio entre satisfação dos colaboradores e objetivos estabelecidos da organização. Visando sempre o planejamento e a continuidade da organização. Entre algumas opções, podemos destacar o plano de cargos e salários, treinamento pessoal, estimulação dos funcionários em participar do planejamento, mesmo que indiretamente, estabelecer com clareza o caminho almejado pela organização, deixar claro as funções e suas obrigações, muito importante para a motivação dos funcionários e a expectativa de crescimento profissional. Mesmo as empresas oferecendo diversos benefícios não será possível agradar a todos os colaboradores, porem poderá em muito melhorar a qualidade dos produtos e serviços prestados.

Imagem de Eduardo Rita de Moraes (17301194)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Eduardo Rita de Moraes (17301194) - Wednesday, 27 Nov 2019, 22:14
 

Tenho um exemplo real na empresa em que trabalho, onde a contratação de alguns setores serve apenas para preenchimento do quadro de funcionários. Deste modo a rotatividade devido à falta de um plano de cargos e salários se torna alta, fazendo com que a empresa tenha gastos frequentes com demissões, contratações e treinamentos.  O baixo salário e a falta de benefícios faz com que os funcionários se deixem levar por uma oferta mais relevante e no mesmo tempo em que ficam prestando serviços na empresa ficam também a procura de um emprego com maior valorização dos seus trabalhos.  A empresa deve fornecer uma melhor qualidade de vida ao funcionário, com planos de carreira, benefícios, prêmios, para que o mesmo crie uma perspectiva melhor de vida e crie um sistema de meta própria, onde se esforce para atingir seus objetivos dentro da organização. A vantagem é tanto para o profissional quanto para a organização, já que terá um funcionário empenhado melhorando a qualidade dos produtos e serviços da organização.

https://exame.abril.com.br/carreira/6-dicas-para-melhorar-a-qualidade-de-vida-do-seu-colaborador/

Imagem de Larissa de Souza Damacena (17301511)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Larissa de Souza Damacena (17301511) - Wednesday, 27 Nov 2019, 23:10
 

Em relação às modernidades, certamente a que apresenta um maior impacto na atuação destes profissionais se refere a introdução da Tecnologia da Informação (TI) em suas respectivas realidades. Um exemplo clássico deste fato é o surgimento da internet e, na versão empresa, da intranet para atividades como recrutamento e seleção. Entretanto, as transformações não se esgotam neste fato. Outro exemplo é a mudança de 172 foco de treinamento que passa do indivíduo para a equipe. Além disso, as atividades típicas (recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, etc) passaram e ser exercidas por terceiros e o entendimento partindo da unidade para a compreensão do todo, passa a ter o seu caminho invertido, ou seja, a organização explicando a unidade. Desta forma, a área de gestão de pessoas “tem que ter respostas imediatas para a aprendizagem, o desenvolvimento, o aperfeiçoamento, a manutenção e a atualização do conhecimento, do saber” (ARAUJO, 2004). Tarefa esta bastante complexa, de modo que a inserção da visão estratégica nesta perspectiva se torna ainda mais difícil.

Imagem de Larissa de Souza Damacena (17301511)
Re: Alunos de Braço do Norte - Postem aqui
por Larissa de Souza Damacena (17301511) - Sunday, 1 Dec 2019, 20:48
 

Mesmo com tamanha relevância, o setor de RH ainda não é presente em todas as empresas do mercado. Existe a ideia equivocada de que o departamento só é necessário em organizações de grande porte e que para aquelas de médio e pequeno porte, o mesmo só resulta em despesas.

Não investir na criação do departamento de recursos humanos pode gerar entre os colaboradores, desmotivação, estresse, queda na produtividade e problemas de relacionamento, todo esse ciclo pode acarretar na perda do profissional para a empresa concorrente.

Com a grande concorrência do mercado, a presença do setor é fundamental para que as organizações alinhem sua missão, visão e valores, desenvolva seu capital interno e assim, alcance os resultados desejados.