Ao pensar em uma gestão de pessoas com objetivos organizacionais e individuais sendo levados em consideração, é importante entender o quanto isso irá melhorar o rendimento de todos da equipe e, consequentemente, da empresa no geral.
É necessário saber o que os funcionários esperam da empresa, quais são os objetivos de cada um e como é possível alinhar isso às metas empresariais. É preciso conseguir integrar ambos os desejos.
Com relação à gestão de pessoas, os objetivos organizacionais e individuais podem ser:
- organizacionais: vendas, lucro, desenvolvimento, visão de mercado, crescimento da marca, fidelização dos clientes, etc;
- individuais: aumento de salário, qualidade de vida, incentivo, cursos profissionalizantes, promoções, bônus, etc.
Ao pararmos para analisar, quando falamos sobre um crescimento da marca ou mais vendas no período, por exemplo, entendemos que os resultados estão sempre ligados a equipe. Ou seja, são os colaboradores os responsáveis por ajudar a atingir o objetivo de uma companhia. Dessa forma, fica evidente que é preciso enxergar o mérito de cada um e os valorizar.
Visto isso, para realizar uma boa gestão de pessoas com objetivos organizacionais e individuais andando em conjunto é necessário colocar algumas estratégias em prática, como: traçar metas para que as equipes consigam um bônus a cada trimestre; que se tenha formas justas e transparentes de promoção, analisando resultados e desempenho de cada um; que se elogie sempre os colaboradores e valorize o trabalho realizado. Pode-se fazer isso com mensagens simples e pequenos agrados, como um bombom de chocolate; oferecendo treinamentos ou cursos profissionalizantes; buscar parcerias para melhorar os benefícios dos colaboradores, como descontos em restaurantes, roupas, etc; pode-se também colocar um quadro ou caixa de mensagens, em que cada um pode colocar suas sugestões, elogios, melhorias, entre outros.
Com algumas pequenas mudanças, é possível incentivar, motivar e pensar em maneiras para melhorar o desempenho de cada um. Tudo isso afetará diretamente o desempenho da loja, pois funcionários mais incentivados trabalham melhor.