A área de Gestão de Pessoas deve possuir a clareza sobre a visão de futuro que a organização carrega consigo. Justifica-se assim, a necessidade de que os líderes de Gestão de Pessoas estejam próximos e alinhados com a diretoria das organizações, pois assim, podem vislumbrar com os responsáveis pelo nível estratégico, onde e como a organização pretende estar no curto, médio e longo prazo.
Tendo uma visão de futuro clara, os lideres de Gestão de Pessoas devem buscar no mercado e também internamente, profissionais que estejam alinhados, ou que possuam o perfil que a organização precisa e necessita para atingir seus objetivos. Porém, o lider de Gestão de Pessoas deve atentar-se que nem sempre a contratação do profissional "perfeito" (com todas as competências e habilidades requisitadas) é a melhor para a organização, isto porque pode ocorrer de o profissional não ter um objetivo futuro condizente com aquele que a organização está buscando. Não são raras as vezes em que um profissional é promovido à status de executivo e acaba abandonando a empresa pois à promoção acarreta em extensão de horário de trabalho, viagens e até mudança de pais. Ou seja, nem sempre, o objetivo do profissional vai estar alinhado ao da empresa, ainda que suas competências e habilidades o estejam.
Então, é mandatário aos Lideres de Gestão de Pessoas conhecer os clientes internos. Buscar saber o objetivo futuro desses profissionais e contrapor os resultados com a direção/sentido em que segue a organização é tarefa fundamental e imprescindível do setor. Tais medidas visam assegurar que os objetivos pessoais e organizacionais caminhem o mais próximo possível.