Fórum - Disponível até 07 de outubro de 2018.

Alunos Lages - postem aqui!

 
Imagem de Ana Luiza Paraboni
Alunos Lages - postem aqui!
por Ana Luiza Paraboni - Thursday, 30 Aug 2018, 09:30
 

Discuta a reportagem publicada na Revista EXAME sobre a Ambev (http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0887/noticias/a-ambev-na-versao-paz-e- amor-m0123073), considerando as discussões da disciplina constantes da unidade 5 e 6. Você acredita em uma mudança da empresa em direção a uma racionalidade substantiva, quando começa a se preocupar com o bem estar dos empregados? 

Imagem de Paula França Moraes Rosa (14400346)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Paula França Moraes Rosa (14400346) - Monday, 17 Sep 2018, 14:04
 

 A cultura expressa os valores ou ideias sociais e as crenças que os membros organizacionais compartilham. A partir do momento que conhecemos a cultura de uma empresa, fica mais fácil de nos adaptarmos a ela, fazendo com que os funcionários cresçam juntamente com a organização.

 A cultura organizacional é responsável pelo desenvolvimento das diretrizes da empresa, ou seja, é um elemento definidor das principais características organizacionais como a missão, visão, valores e a política de gestão.

Imagem de Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350) - Thursday, 20 Sep 2018, 10:52
 

Paula, isso realmente é importante: fazer com que os funcionários cresçam junto com a empresa. Isso humaniza as relações empresaxempregado e encaminha a organização para uma situação de racionalidade substantiva.Concorda?

Imagem de Maelem Arruda (14400336)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Maelem Arruda (14400336) - Sunday, 7 Oct 2018, 17:56
 

Rufius, concordo contigo, a ideia de relação de força entre empregado e empregador é retrógrada e infrutífera. É necessário que haja a humanização nesta relação, de forma que haja interesse ao bem comum, caracterizando a racionalidade substantiva que você mencionou, e que se valorize a gestão e o desenvolvimento de recursos humanos. Ademais, essa relação deve ser respaldada por respeito, definição de deveres e obrigações e a garantia de direitos fundamentais, respeitando a legislação inerente à esse vínculo.

Uli
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Uliara da Silva Ramos Cordova (14400351) - Wednesday, 19 Sep 2018, 23:16
 

Hoje em dia as pessoas estão mais preocupadas não somente com sua saúde fisica, mas também a saúde mental e seu bem estar, dentro das empresas e na sociedade. 

Há alguns anos atrás era muito comum se ver empresas onde o "chefe" humilhava os empregados, não se preocupavam em desenvolver e apenas demitiam quando os mesmos não traziam resultados.

Com essa importância que as pessoas estão dando hoje para o seu bem estar, os empreendedores também começaram a sentir as mudanças e a necessidade de dar atenção aos seus colaboradores como seres humanos. 

Nenhuma organização se faz sozinha, ela depende de pessoas para funcionar, então eu acredito que cada vez mais os empresários e gestores devem seguir para esse lado do desenvolvimento, da motivação, da preocupação com as pessoas que fazem o negócio acontecer.

Claro que isso implica em mudança de cultura o que nem sempre é fácil, porém acredito que não tem para onde fugir. As pessoas hoje estão buscando cada vez mais o conhecimento, a qualificação, estão mais instruídas e não aceitam serem tratadas mal, passarem por qualquer tipo de situação que ameace sua saíude mental, psicologica e fisica, e em contra partida, as empresas precisam de uma equipe colaborativa, de pessoas felizes e motivadas trabalhando, por que isso gera resultado naturalmente.

Imagem de Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350) - Sunday, 30 Sep 2018, 22:35
 

Infelizmente, Uliara, algumas empresas ainda mantém gestores que realizam ações nocivas como as descritas por você no início do seu comentário. É claro que existem movimentos para extirpar este tipo de comportamento, mas infelizmente ele ainda existe e é identificável com relativa facilidade.

 

Claro que nenhuma organização cresce somente pela vontade do seu proprietário ou gestor, e isso é o que todos precisam entender. Pessoas trabalhando em conjunto realizam grandes coisas.

Imagem de Marildo Zanluca (14400340)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Marildo Zanluca (14400340) - Friday, 5 Oct 2018, 00:03
 

           Boa Noite  Uliara da Silva Ramos Cordova vejo que seu comentário no Fórum no dia 19 de setembro de 2018 foi bem realista e direto ao ponto, no entanto ele abrange uma realidade que não há mais como as empresas saírem ou tomarem outros rumos e que se for analisar de fato a realidade podemos perceber que ocorreu um grande avanço no que se trata de bem estar dos colaboradores, pois todo cidadão de bem quer ter um tratamento digno e com respeito dentro do seu trabalho seja qual for sua função dentro da organização.

            Ainda vejo que as empresa tem muito a ganhar com esta forma de agir com os empregados, pois com a preocupação demonstrada pelo supervisor ou chefe com o seu colaborador faz com que o mesmo se sinta não somente um empregado que só tem utilidade na hora de render trabalho e lucro para a empresa, mas sim que ele tem importância como um ser humano para aquela organização e que por sua vez pode ser de grande valia  adotar essa atitude pois assim que o empregado se sentir mais valorizado como ser humano, o mesmo se dedicará ainda mais ao seu trabalho e conseqüentemente trabalhará mais satisfeito e produzirá melhor e com mais qualidade.

            Sendo assim o colaborador cria um vínculo com a empresa e busca atender as expectativas da empresa e grande parte das vezes o mesmo vai além de atender as expectativas, ele busca mais, quer ver aquela empresa crescer e com a chance de oportunidade, ele expõe novas idéias que podem ser muito interessante para a organização, trazendo novas idéias, novos nichos de mercado e aberturas de novas fronteiras.

            Contudo Uliara, acredito que a prática do chefe ou encarregado que humilha e se faz superior aos seus empregados já está praticamente extinto, pois a própria organização sofre grandes prejuízos com tal atitude e os próprios donos acabam por demitir estes encarregados ou chefes. Se no caso, este chefe for o dono da empresa, ele enfrentará um grande problema com rotatividade de funcionários o que acarreta em baixa produção e prejuízos somados durante todo o ciclo de produção sem contar com  a fiscalização que pode ocorrer pelo alto nível de demissões.

Imagem de Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350) - Friday, 5 Oct 2018, 09:17
 

Prezado Marildo, Resolvi entrar na discussão. Excelentes os seus comentários, no entanto tenho que discordar da sua afirmação de que chefes ou encarregados que humilham seus subordinados estão praticamente extintos. Falo isso de carteirinha porque eu mesmo sofri assédio severo neste ano  de um cidadão que ocupava cargo comissionado na empresa pública onde trabalho. O caso foi parar no Ministério público que reconheceu a gravidade da situação. Então, acredito que ainda a muito a ser discutido e feito para que atitudes irresponsáveis de alguns que prejudicam pessoas no exercício de suas atividades sejam abolidas por completo. Nós também temos que fazer nossa parte não tendo medo de denunciar e lutar contra isso.

Imagem de Denise Regina Alves (14400305)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Denise Regina Alves (14400305) - Friday, 5 Oct 2018, 10:12
 

Prezados Rufius e Amarildo,

Concordo com Rufius, de que ainda existe este tipo de "acontecido" nas empresas. Tenho conhecimentos de casos assim, como citou o colega, há pouco tempo, pra não dizer dias, atrás.

Há alguns chefes que pensam estar na época do "chicotinho" e humilham, obrigam a fazer determinadas tarefas digamos assim, que, em nada acrescentam e contribuem tanto à empresa e ao empregado.

 

Imagem de Laura Juliana Klockner Ribeiro (14400328)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Laura Juliana Klockner Ribeiro (14400328) - Sunday, 7 Oct 2018, 17:24
 

É uma triste realidade, e ainda acontece muito isso em nossa cidade, chefes que para mostrar -se superiores, humilham e praticam o assédio moral deixando funcionários trabalhando com medo e sob pressão, e isso obviamente não terá resultado satisfatório para nenhuma das partes. Esperamos que logo esses empresários abram a cabeça e resolvam ter mais empatia com as pessoas, zelar pelo bem estar dos colaboradores dentro da empresa e promover um ambiente de trabalho mais digno e afetivo para juntos levarem a empresa ao sucesso.

Alba Celeste
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Alba Celeste Belen Capriz (14400294) - Sunday, 7 Oct 2018, 10:57
 

Concordo, Uliara, quanto a reciprocidade nas ações cotidianas entre gestores e funcionários que levam a uma cultura organizacional favorável ao desenvolvimento do ser humano e, consequentemente, a uma maior visibilidade da empresa no contexto social e econômico.

Imagem de Laura Juliana Klockner Ribeiro (14400328)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Laura Juliana Klockner Ribeiro (14400328) - Sunday, 7 Oct 2018, 17:13
 

Concordo com a colega Uliara, pois nenhuma organização se faz sozinha, todas as pessoas têm que estarem motivadas, sentirem que são importantes para a empresa, serem valorizadas, isso leva a um maior rendimento no trabalho, uma maior disposição para cumprir as tarefas, maior vontade de lutar junto a empresa para cumprir objetivos. Hoje em dia empresas que não se adequam a um comportamento mais humanitário, deixam de reter profissionais competentes, que preferem muitas vezes escolher uma empresa que talvez pague menos,  mas os tratem com respeito e valorização.

Imagem de Denise Regina Alves (14400305)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Denise Regina Alves (14400305) - Thursday, 20 Sep 2018, 09:56
 

As organizações substantivas preocupam-se com o ser humano, suas atividades possuem dignidade, afetividade e acima de tudo autenticidade.

No atual cenário em que vivenciamos, ou as empresas se adequam a esta mudança, ou estarão gerenciando funcionários infelizes e consequentemente não produzindo adequadamente, gerando baixa produtividade.

Funcionários envolvidos e motivados são frutos de muito mais do que bons salários ou de atividades gratificantes. Para que eles realmente caminhem junto da organização, é preciso investir no bem-estar de cada um deles. As mudanças positivas no ambiente organizacional geram um ambiente mais agradável, respeitoso e organizado, seus benefícios refletem até mesmo na vida particular dos funcionários. Estas mudanças precisam ser contínuas e não apenas quando se percebe algum problema.

O que aconteceu com a empresa citada na reportagem, foi uma mudança bem significativa, que leva algum tempo para acontecer e gerar confiança nos funcionários, de que realmente será sempre naqueles moldes.

Entretanto eu acredito que a empresa poderá estar se direcionando a uma racionalidade substantiva, quando mantém as transformações, e principalmente quando estas transformações alcançam o ser humano.

Imagem de Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350) - Thursday, 20 Sep 2018, 10:55
 

É verdade, Denise, a empresa estará se encaminhando realmente para uma situação de racionalidade substantiva se mudar e mantiver as mudanças que criem um clima organizacional mais ameno, propiciando a satisfação e o crescimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.

Imagem de Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Rufius Antonius Rodrigues Schmitt (14400350) - Thursday, 20 Sep 2018, 10:50
 

De acordo com a reportagem, nesse momento a empresa Ambev procura amenizar essa prática de busca pelo resultado de qualquer maneira possível no menor espaço de tempo possível, que notadamente semeia um clima de desumanização no ambiente de trabalho. É uma tendência de outras grandes empresas buscar construir um clima organizacional mais ameno, em que os colaboradores sintam-se menos pressionados ao resultado a qualquer custo.

Então, respondendo ao questionamento do fórum, eu diria que sim, a empresa caminha em direção a um racionalidade substantiva. Lembrando que os vários conceitos apresentados para a racionalidade substantiva atestam que ela está voltada para a valorização do ser humano de forma individual e coletiva fundamentada nos padrões éticos que permitem aos indivíduos julgar e mensurar determinados acontecimentos.

 

Imagem de Lucilene Oliveira Siqueira (14400333)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Lucilene Oliveira Siqueira (14400333) - Friday, 5 Oct 2018, 21:49
 

Acredito sim na mudança, pois, se o modelo utilizado até então mostra-se ultrapassado, o caminho mais assertivo é revê-lo e alterá-lo. 

No artigo citado, os funcionários da empresa Ambev não eram tratados de forma a estimular e promover seu bem-estar enquanto ser humano, muito pelo contrário, a satisfação pessoal, a auto realização do funcionário não era foco da empresa que só visava lucros e alavancagem de números. Mas esse modelo já não cabe mais nos tempos atuais, onde os profissionais estão cada vez mais qualificados e buscam o crescimento profissional, valorização, saúde e bem estar, itens como estes estão vindo em primeiro lugar, logo, as empresas que não se enquadram começam a se adaptar, pois começam a perceber que precisam de funcionários motivados e comprometidos e para que isso ocorra, precisam estar realizados dentro da organização.

Imagem de Marildo Zanluca (14400340)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Marildo Zanluca (14400340) - Friday, 5 Oct 2018, 23:34
 
Prezados colegas Rufius e Denise! Diante das situações analisadas e expostas por vocês há sim como afirmar ainda a existência de práticas de autoritarismo e de chefes que só querem pensar em si mesmo, com certeza existem estas situações no mercado ainda, mas a diferença está nas oportunidades de defesa dos colaboradores e ainda vejo que na grande maioria dos casos a empresa como um todo não é tão favorável a estes casos de autoritarismo e de chefes que ainda pensam e agem de forma antiga e mesquinha, pois com as informações disponíveis a todos os administradores e empresários levam os mesmos a adotarem métodos mais humanitários dentro das organizações para que os seus colaboradores tenham novas idéias e se sintam mais engajados no projeto da empresa. Para que isso aconteça, é necessário que todos envolvidos estejam engajados com o mesmo propósito. Hoje é comum ouvir que tal empresa demitiu um gerente ou um chefe de turma, pois o mesmo não estava contribuindo de maneira eficiente e eficaz para o desenvolvimento da empresa, no modelo antigo quem era demitido sem sequer direito de defesa era o trabalhador que sofria humilhações constantes, isso era um fato comum de acontecer, era normal, hoje de maneira geral se tem maior cuidado com esta situação e ainda se busca incentivos para que o funcionário tenha melhores condições físicas e psicológicas para estar trabalhando e produzindo com mais agilidade oferecendo um trabalho com mais qualidade e assim o mesmo consegue sentir satisfação em estar realizando aquela atividade. As empresas de sucesso apostam na linha do pensamento de trazer os funcionários a seu favor incentivando os mesmos a seguirem e criarem metas, a criarem novas idéias, as mesmas incentivam o abandono de práticas já ultrapassadas e a criarem novos métodos e modelos de trabalho e venda dos produtos, em contrapartida dessas ações, as empresas oferecem bônus e gratificações para que os funcionários se sintam mais motivados a produzirem com mais qualidade e agilidade e criarem novos métodos de trabalho, assim as mesmas conseguem estar sempre à frente do mercado. As empresas que ainda insistem em continuar com as práticas antigas estão caminhando para sua extinção.
Imagem de Marildo Zanluca (14400340)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Marildo Zanluca (14400340) - Saturday, 6 Oct 2018, 00:06
 

            Prezados colegas Rufius e Denise! Diante das situações analisadas e expostas por vocês há sim como afirmar ainda a existência de práticas de autoritarismo e de chefes que só querem pensar em si mesmo, com certeza existem estas situações no mercado ainda, mas a diferença está nas oportunidades de defesa dos colaboradores e ainda vejo que na grande maioria dos casos a empresa como um todo não é tão favorável a estes casos de autoritarismo e de chefes que ainda pensam e agem de forma antiga e mesquinha, pois com as informações disponíveis a todos os administradores e empresários levam os mesmos a adotarem métodos mais humanitários dentro das organizações para que os seus colaboradores tenham novas idéias e se sintam mais engajados no projeto da empresa. Para que isso aconteça, é necessário que todos envolvidos estejam engajados com o mesmo propósito.

            Hoje é comum ouvir que tal empresa demitiu um gerente ou um chefe de turma, pois o mesmo não estava contribuindo de maneira eficiente e eficaz para o desenvolvimento da empresa, no modelo antigo quem era demitido sem sequer direito de defesa era o trabalhador que sofria humilhações constantes, isso era um fato comum de acontecer, era normal, hoje de maneira geral se tem maior cuidado com esta situação e ainda se busca incentivos para que o funcionário tenha melhores condições físicas e psicológicas para estar trabalhando e produzindo com mais agilidade oferecendo um trabalho com mais qualidade e assim o mesmo consegue sentir satisfação em estar realizando aquela atividade.

             As empresas de sucesso apostam na linha do pensamento de trazer os funcionários a seu favor incentivando os mesmos a seguirem e criarem metas, a criarem novas idéias, as mesmas incentivam o abandono de práticas já ultrapassadas e a criarem novos métodos e modelos de trabalho e venda dos produtos, em contrapartida dessas ações, as empresas oferecem bônus e gratificações para que os funcionários se sintam mais motivados a produzirem com mais qualidade e agilidade e criarem novos métodos de trabalho, assim as mesmas conseguem estar sempre à frente do mercado. As empresas que ainda insistem em continuar com as práticas antigas estão caminhando para sua extinção.

Imagem de Marilene Zanluca (14400527)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Marilene Zanluca (14400527) - Saturday, 6 Oct 2018, 15:51
 

Muitas mudanças já ocorreram em relação  a forma de alguns gestores tratarem seus funcionários . Hoje os funcionários estão mais orientados  e conscientes  mas ainda vemos muitos lidere dominarem e humilharem seus funcionários . Muitos colegas comentaram que já sofreram algum tipo de humilhação e eu acredito nisso  pois é muito triste nos dias de hoje ainda termos que passar por isso. Vejo muito em cargos públicos pois os chefes são QI ( que indica)  e só saem quando o partido sai do poder  e o errado é sempre o funcionário ainda.. falo porque enfrento tal situação. Só apoio se for amiguinho , se apoiar as minhas ideias etc.....  Isso acontece principalmente em cidades pequenas como a minha  

 

Alba Celeste
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Alba Celeste Belen Capriz (14400294) - Sunday, 7 Oct 2018, 10:47
 

Racionalidade substantiva é um atributo natural do ser humano que reside na psique. Por meio dela, os indivíduos poderiam conduzir sua vida pessoal na direção da autorrealização, contrabalançando essa busca de emancipação e autorrealização com o alcance da satisfação social.

Ação racional substantiva é aquela orientada para duas dimensões: uma individual, que se refere à autorrealização, entendida como concretização de potencialidades e satisfação do indivíduo; e a dimensão grupal refere-se ao entendimento, nas direções das responsabilidades e da satisfação com o coletivo.

Os elementos constitutivos da ação racional substantiva são: autorrealização, entendimento, julgamento ético, autenticidade, valores emancipatórios, autonomia.

Assim, conforme estes conceitos, pode-se acreditar, sim, em uma mudança da empresa em direção a uma racionalidade substantiva, quando começa a se preocupar com o bem estar dos empregados. A reportagem comenta algumas mudanças na gestão dos recursos humanos na Ambev ocorridas a partir de 2011 e que refletem em outras áreas, como na de custos, ao diminuir a quantidade de processos trabalhistas decorrente de decisões gerenciais a favor dos colaboradores quanto a sua integridade física e emocional que leva a um entendimento melhor entre colegas e hierarquias imediatas. Quando isto acontece nas organizações nota-se empregados mais predispostos a colaborar com os objetivos e valores organizacionais ao se sentirem valorizados quanto à oportunidade de desenvolver seu potencial inato complementado pela satisfação pessoal, também, no estabelecimento de acordos e consensos mediante uma comunicação livre, na emissão de juízos de valor emitidos nas interações francas e honestas entre os indivíduos, no comprometimento num contexto normativo grupal que conduz ao bem estar coletivo e na liberdade de expressão e ação dentro de um marco de respeito. A autorrealização e emancipação que cada indivíduo busca deve-se alinhar com a satisfação social, geralmente isto ocorre dentro das organizações.

Para concluir se numa empresa predomina uma racionalidade substantiva sobre outras, como a instrumental, existem tabelas de análise de processos gerenciais relacionados aos elementos constitutivos de tal ação, que não é motivo de questionamento neste fórum, porém, é expressiva a atitude favorável das organizações de procurar mudanças neste sentido conforme relata o artigo da AnPad abaixo referenciado para consulta.

Uma administração renovada deve ser almejada com vistas a oportunizar um cenário mais positivo ao efetivo desenvolvimento humano (Aktouf, apud Dellagnelo, 2016, p. 107).

Referências: 

http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EOR2357.pdf. Acesso em: 07 de Out. de 2018.

Imagem de André Ribeiro dos Santos (14400295)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por André Ribeiro dos Santos (14400295) - Sunday, 7 Oct 2018, 15:30
 

 Concordo com que os colegas falaram anteriormente, nos dias atuais as empresas tendem a não olhar apenas o bem-estar físico das pessoas e sim a forma como elas vivem o seu bem-estar de uma maneira geral, suas crenças e religiões como elas se sente como pessoas, pois as empresas começaram a entender que elas dependem dos seus colaboradores e que elas sozinho não chegam a ponto nenhum. Quando você tem uma cultura organizacional arraigada e que ela tenta passar para o seu funcionário o que empresa quer, e não tentar mudar algo dentro do seu funcionário ela quer mudar algumas ações e não seu jeito de viver isso é uma cultura que à meu ver tende e a dar certo.

 Para empresa conseguir implantar há transformação desejada, mudar uma cultura já existente não é tão fácil, algumas pessoas não têm uma facilidade para mudança ou para adaptar-se a novas mudanças, a empresa que consegue lidar bem com isso, faz com que seus colaboradores aceitem novas ideias e aceitem o novo desafio, ela estará alcançando o objetivo com que se dispôs com essa transformação.

Emerson
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Emerson Braulio Patricio de Oliveira (14400307) - Sunday, 7 Oct 2018, 15:40
 

Na minha opinião é uma tendência cada vez mais forte e crescente a postura dos gestores de serem mais sensíveis e parceiros com os funcionários zelando pela qualidade de vida e mental de todos.

Demonstrar interesse real e sincero pelo colaborador, pelo que ele pensa e senti enquanto está trabalhando o empresário tem como recompensa um time saudável, feliz e de fato comprometido como que faz, sendo assim mais produtivo e consequentemente melhorando os resultados financeiros da empresa

Ação racional substantiva é aquela orientada para duas dimensões: uma individual, que se refere à auto realização, entendida como concretização de potencialidades e satisfação do indivíduo; e a dimensão grupal refere-se ao entendimento, nas direções das responsabilidades e da satisfação com o coletivo. Pode-se encontrar nas empresas a ação racional substantiva nos processos de auto realização do colaborador e gestor no entendimento das ações de acordos e consensos racionais, no julgamento ético, na autenticidade, nos valores emancipatórios e na autonomia.

 A reportagem mostra como as empresas estão se adaptando ao novo modelo de comando das empresas.

 

BORGES, L. D. O.; MOURÃO,. O Trabalho e as Organizações: Atuações a partir da Psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013.

DELLAGNELO, E. H. L. Desenvolvimento de Recursos Humanos. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC, 2016. 140 p.

 

Emerson
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Emerson Braulio Patricio de Oliveira (14400307) - Sunday, 7 Oct 2018, 16:01
 

Concordo com você Lucilene qdo diz que as empresas que não se enquadram começam a se adaptar, pois começam a perceber que precisam de funcionários motivados e comprometidos e para que isso ocorra, precisam estar realizados dentro da organização.

Devido a grande importância que se dá as recompensas pelo desempenho confundiu-se a satisfação obtida com o próprio trabalho e a motivação para executá-lo. Quando motivadas para alguma tarefa as pessoas não sentem o tempo passar e costumam dedicar-se intensamente as atividades para as quais estão motivadas.

Imagem de Maelem Arruda (14400336)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Maelem Arruda (14400336) - Sunday, 7 Oct 2018, 20:06
 

A partir do momento que a empresa começa a se preocupar com o bem estar dos empregados, há um direcionamento à uma racionalidade substantiva, partindo de uma visão desinteressada ou voltada ao interesse do bem comum. Há uma preocupação voltada à área os recursos humanos, como demonstrada pela Ambev na referida reportagem.

Relacionando-se com as unidades 5 e 6 da apostila, conforme Aktouf (1996), sempre é importante conhecer o passado para operar rupturas, e conforme exposto no artigo sob análise, a Ambev tem mudado sua política de desenvolvimento de recursos humanos, baseando-se em uma análise de sua política anterior. Ainda nesse sentido, uma administração renovada, conforme Aktouf (1996), deve ser almejada com vistas a oportunizar um cenário mais positivo ao efetivo desenvolvimento humano. A partir do desenvolvimento de uma racionalidade substantiva na empresa retromencionada é que podemos concordar em efetivamente proporcionar o crescimento das pessoas de maneira completa.

 

Referências:

Portal IBC. RELAÇÃO DE CONFIANÇA ENTRE O EMPREGADO E O EMPREGADOR. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/relacao-de-confianca-entre-o-empregado-e-o-empregador/>. Acesso em 07/10/2018.

Livro Texto

Imagem de Marcelo Vitor de Souza Oliboni (14400337)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Marcelo Vitor de Souza Oliboni (14400337) - Sunday, 7 Oct 2018, 22:17
 

Concordo com o que muitos colegas disseram, ainda vemos hoje em dia a prática de autoritarismo de chefe com empregado, mas acredito que essa prática, aos poucos, com pessoas novas e mais bem preparadas na gerência, está mudando, tornando muito mais sensível essa relação. Posso citar o local onde trabalho como exemplo, onde não temos uma relação chefe e empregado, mas sim líder e sua equipe. A gerência do local é descentralizada, meu superior é o coordenador do setor, e o dele é o diretor (que atualmente está fazendo MBA em gestão de pessoas). Mas não há nenhum medo e sim respeito de ambas as partes, entre funcionários, coordenadores e o diretor. Sempre que alguém tem algum problema, procura-se resolvê-lo e sempre tomando o lado humano em primeiro lugar, muitas das vezes deixando o lucro em segundo plano. O diretor sempre é muito acessível, e sua visão de gestão é a partir de recursos humanos, pois para ele, o lucro vem com o tempo, desde que todos estejam felizes e contentes com seu trabalho, dessa maneira todos os seus funcionários vestem a camisa e seguem os mesmos sonhos que ele, e o sucesso vem naturalmente. Eu como funcionário da empresa, um laboratório de análises clínicas, posso dizer que todos os colaboradores estão satisfeitos com seus trabalhos e isso reflete muito no feedback dos clientes, que sempre elogiam a disposição e o atendimento dos funcionários, sendo que entre os clientes e os médicos o laboratório está entre os mais conceituados da cidade. Então, respondendo a pergunta inicial, sim eu acredito que uma mudança das empresas em direção ao bem estar do empregados irá trazer ainda mais crescimento para a empresa, mesmo que em um primeiro momento isso não gere lucro, com o tempo os resultados virão, pois vivencio isso na prático e vejo que a longo prazo esse modelo de gestão traz o sucesso.

Imagem de Karine Medeiros da Silva (14400326)
Re: Alunos Lages - postem aqui!
por Karine Medeiros da Silva (14400326) - Sunday, 7 Oct 2018, 23:03
 

As empresas que tem práticas de racionalidade substantiva, procuram êxito através de uma relação mais positiva e benéfica para todos. Na organização se os colaboradores estão motivados e felizes os resultados costumam ser melhores, por isso práticas abusivas e de assédio nas organizações já não tem mais espaço, pois o cenário está mudando cada vez mais.