Programação

  • Geral

                                                     

                              Ministrante Bruno Aislã                        Ministrante Kherian Gracher                                       

  • Identificando: Hipóteses, Argumentos, Contra-argumentos e Definições.

    Neste tópico, você encontrará execícios de identificação de hipóteses, argumentos, contra-argumentos e definições. Através de textos de filósofos clássicos, treinaremos nossa habilidade em identificar as hipóteses levantadas, os argumentos usados para a defesa da mesma, os contra-argumentos levantados contra as hipóteses e argumentos centrais e as definições dos conceitos centrais utilizados pelos filósofos. Essa habilidade é de extrema importância para a atividade filosófica, pois nossas posições (contra ou a favor) dependem de um entendimento completo e claro do que estamos lidando.

  • Construindo um Ensaio: Introdução

    Neste tópico, você encontrará atividades para treinar sua habilidade de construir uma introdução de um ensaio filosófico. Em uma introdução nós não argumentamos contra ou a favor de alguma hipótese. Antes, devemos:

    1) Esclarecer o problema que iremos abordar - Qual a pergunta que você quer responder?;

    2) Breve contextualização histórica do problema - Quais filósofos (que você deseja tratar) lidaram com o problema? Em quais obras?;

    3) Levantar e esclarecer a hipótese que se pretende defender ou atacar - O que você pretende defender em relação ao problema?; 

    4) Esclarecer o objetivo - Qual o propósito do Ensaio? O você pretende concluir?;

    5) Explicitar estrutura geral do artigo - Quais são os passos que você dará ao longo do ensaio até chegar a sua conclusão?;

  • Construindo um Ensaio: Desenvolvimento.

    Neste tópico, você encontrará atividade e textos que lhe ajudarão a treinar a sua habilidade de desenvolvimento de um ensaio filosófico. É importante que nosso desenvolvimento seja o mais claro possível. Para alcançar tal clareza devemos usar alguns instrumentos, como:

     1) Explicação do Problema: no desenvolvimento, é hora de apresentarmos uma explicação pormenorizadas do problema que você está lidando. 

     2) Definições: ao apresentar um conceito, necessário para discutir o problema, defina-o imediatamente de forma compreensível;

     3) Argumentos: tente apresentar os argumentos (seus argumentos ou do filósofo ao qual você está se debruçando) de maneira clara.

     4) Defenda ou ataque argumentos: tente defender (ou atacar, se for o caso), as premissas do argumento que você expôs.

     5) Contra-exemplos e contra-argumentos: Utilize contra-exemplos para atacar definições que você pensa serem problemáticas. Crie ou apresente contra-argumentos às premissas dos argumentos que você mesmo defende ou que você está a atacar.

  • Construindo um Ensaio: Conclusão e Resumo.

    Neste tópico, você encontrará atividades para treinar a sua habilidade de escrever resumos e conclusão. Colocamos o resumo aqui, pois, muitas vezes, é mais simples escrever o resumo quando já temos o restante do texto composto. 

    Conclusão: Deve conter um apanhado geral do que foi desenvolvido do texto como evidência para a conclusão almejada - por exemplo, "dado X, Y e Z que defendi acima, segue-se a conclusão W).

    Resumos: O Resumo deve conter explicação sucinta do problema e o que será defendido e como será defendido.