Dúvidas: Roteiro para a análise

 
Dúvidas: Roteiro para a análise
Monday, 28 Oct 2013, 18:20

Alunos(as), 

Estou abrindo este fórum para tirarmos as dúvidas da atividade específica sobre Roteiro para a Análise

Boa atividade a todos!

Abraços!

Imagem de Marcio Assis Andrade Rocha (11300499)
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Marcio Assis Andrade Rocha (11300499) - Monday, 4 Nov 2013, 14:40
 

Gostaria que atentassem para o fato de que o link do Instituto Nacional de Educação de Surdos mencionado não está correto, o certo é este:

http://www.ines.gov.br/default.aspx

Att.

Imagem de Leticia Fernandes
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Leticia Fernandes - Monday, 4 Nov 2013, 20:41
 

Olá Márcio,

Obrigada pela correção!

Abraços!

Imagem de Leticia Fernandes
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Leticia Fernandes - Wednesday, 6 Nov 2013, 13:27
 

Pessoal,

Faltam poucos dias para a entrega das duas atividades obrigatórias do Tópico A, estão conseguindo realizá-las? Não deixem para última hora, que pode bater desespero e não conseguir fazer quando surgir dúvidas.

Aproveitem fazê-las agora, enquanto há tempo!

Abraços!

 

Imagem de Graciela Fatima de Vargas (11300519)
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Graciela Fatima de Vargas (11300519) - Wednesday, 6 Nov 2013, 21:45
 

Leticia,

Lendo sobre o assunto fiquei me perguntando, como é feita a alfabetização para crianças que nascem com deficiência auditiva, é muito díficil? Como funciona esta alfabetização, é mostrado figuras? Primeiro aprendem a língua de sinais ou o alfabeto? São muitas perguntas, mas a gente nunca pára e faz uma análise sobre isto, somente quando nos deparamos com a disciplina no nosso caso, ou quando conhecemos alguém.Nos acomodamos diante do fato.

Imagem de Victor Hugo Sepulveda da Costa
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Victor Hugo Sepulveda da Costa - Wednesday, 6 Nov 2013, 22:26
 

Graciela, 

Também pergunto como é feita a alfabetização para crianças ouvintes, é muito difícil? Sabemos que qualquer ser humano pode adquirir a língua natural e depende de cada pessoa então crianças surdas tem sua primeira língua natural como LIBRAS (língua brasileira de sinais) por causa da modalidade visual-espacial independente fonocêntrico e português escrito como segunda língua, chama-se bilingue. Temos que usar metodologia diferente entre ouvintes e surdos por causa da modalidade diferente. Como podemos alfabetizar as crianças surdas? Precisamos aprender a Libras primeiro, temos mostrar mais experiência visual, imagens, e conceitos através dos sinais. Qualquer língua precisa ter o contato de alguém. 

Att. 

Victor Hugo

Imagem de Graciela Fatima de Vargas (11300519)
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Graciela Fatima de Vargas (11300519) - Wednesday, 6 Nov 2013, 23:05
 

Professor Victor

Acredito que para crianças ouvintes há alguma dificuldade para entender que aquele monte de letrinhas juntas formam uma palavra, mas  temos como mostrar a elas que abelha começa com a letra A, explicando e mostrando figuras, assim como o zum zum que a abelha faz começa começa com a letra Z. Enfim olhei o site ines.gov.br e adorei a aula de Libras, amanhã quero mostrar para minhas filhas elas vão adorar, estão com 7 e 8 anos e absorvem tudo, com certeza eu e elas vamos aprender muito

Imagem de Victor Hugo Sepulveda da Costa
Re: Dúvidas: Roteiro para a análise
por Victor Hugo Sepulveda da Costa - Wednesday, 6 Nov 2013, 23:32
 

Graciela, 

Qualquer ser humano tem o direito de errar ou dificultar mas temos o papel de responsabilidade como professor ou pais para ensinar e educar as crianças ouvintes ou surdas dependendo da modalidade mas precisamos saber qual é o melhor caminho de metodologia para alfabetiza-las com a língua natural das crianças.

 

Att.