Apresentação da disciplina
PROFESSOR | TUTORA |
VICTOR HUGO | LETICIA FERNANDES |
1. História e características da Línguas de Sinais Brasileira
Nos sites abaixo relacionados há maiores informações sobre esse assunto, veja-os e depois comente com seus colegas a sua impressão relacionando com a história de Língua de Sinais no Brasil.
www.editora-arara-azul.com.br/pdf/artigo15.pdf
Leiam o livro da disciplina acima das páginas 16 até 17 sobre os mitos.
Acesse alguns dicionários de LIBRAS disponíveis on-line como: http://www.acessobrasil.org.br/libras e www.dicionariolibras.com.br. Neles, além de você aprender todos os sinais e ver que a língua de sinais é extremamente versátil, você poderá compreender as propriedades listadas anteriormente.
1.2 Mitos em relação às línguas de sinais
Leiam o livro da disciplina acima das páginas 18 até 21 sobre os mitos.
A. Identifique os mitos que aparecem nos diálogos a seguir, justificando a sua resposta:
B. Agora, assista os vídeos disponibilizados no AVEA acompanhando os diálogos a seguir. Assista-os quantas vezes achar necessário. Observe como se comunicam e reflita sobre o que estão dizendo.
Diálogo 1. (Vídeo 8)
1. Meus pais são surdos.
2. É mesmo?!!! Como você aprendeu a sinalizar?
1. Aprendi a língua de sinais com eles e o português com vizinhos e outros parentes.
2. Mas a língua de sinais é língua? Como eles ensinaram as coisas para ti?
Diálogo 2. (Vídeo 9)
2. Como você se comunica com eles?
1. Eu uso a língua de sinais brasileira, eles me ensinaram todas as coisas por meio dessa língua.
2. Língua de sinais brasileira? Não é tudo igual no mundo inteiro?
Usando classificadores de diferentes tipos na língua de sinais brasileira
Nas línguas orais, como nas tribos da África, da Austrália, e algumas ilhas da Oceania e do Brasil, as classificações ou descrições imagéticas podem se manifestar de várias formas. No Brasil, a indexação das classificações nas palavras (ou léxicos) pode ser:
Ao se atribuir uma qualidade ou quantidade a uma determinada coisa como, por exemplo, arredondada, quadrado, cheio de bolas, de listras, etc, representa um tipo de classificação porque é uma descrição imagética (através de adjetivo ou substantivo). Porém, isso não quer dizer que seja, necessariamente, um classificador ou descrição imagética como se vem trabalhando este conceito nos estudos lingüísticos.
Na LIBRAS, os classificadores ou descrições imagéticas são utilizados através de configurações de mãos, expressões faciais e corporais que, relacionadas à coisa, pessoa e animal, funcionam como marcadores de concordância ou para mostrar as imagens.
As classificações possuem estas categorias abaixo relacionadas:
- 1 Classificadores descritivos
- 2 Classificadores especificadores
- 4 Classificadores instrumentais
1. Observe o ambiente ao seu redor independente onde você esteja, escolha dois objetos e tente classificá-los para uma das categorias em LIBRAS:
Para fechar o módulo precisamos que você faça a avaliação institucional, acesse o link: saad.inf.ufsc.br