Turmas de Curso de Especialização Em Psicopedagogia Institucional (21000140)
Compreender as possibilidades de atuação na instituição, enfatizando os processos relativos às demandas próprias do contexto escolar e ao diagnóstico institucional psicopedagógico, subsidiando posterior Diagnóstico da instituição. Seleção e avaliação inicial das crianças participantes das intervenções. Elaboração do plano de intervenção para atendimento individual e/ou em grupo.
Fundamentação teórica e história da Psicopedagogia. Código de ética e demais documentos normativos da área. Campos de atuação com ênfase na psicopedagogia institucional.
Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos processos de alfabetização e letramento. Acompanhamento, avaliação e intervenção.
Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Conceitos, métodos e abordagens de alfabetização e letramento. O sistema de escrita alfabética. O texto como unidade de ensino e aprendizagem.
Dificuldades de aprendizagem e o Transtorno específico de aprendizagem (TEAp). Fatores associados às dificuldades de aprendizagem. Quadros clínicos que impactam a aprendizagem: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, Deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, Altas habilidades/Superdotação.
Neurociências e neuropsicologia. Contribuições da neuropsicologia e psicologia cognitivas à aprendizagem. Cognição: atenção, memória, linguagem, cognição numérica, funções executivas. Relação cognição e aprendizagem.
Delineamento do contexto da pandemia. Problematização das consequências pós-pandemia. Intervenções compensatórias. O papel da escola no contexto pós-pandemia.