Desenvolvimento e avaliação da intervenção institucional. Observação e registros das intervenções, sedimentando conceitos e práticas da intervenção psicopedagógica institucional. Elaboração de relatório e devolutivas da intervenção das devolutivas das crianças participantes.
- Professor: Roselaine Pontes de Almeida
- Professor: Daniela Karine Ramos
Compreender as possibilidades de atuação na instituição, enfatizando os processos relativos às demandas próprias do contexto escolar e ao diagnóstico institucional psicopedagógico, subsidiando posterior Diagnóstico da instituição. Seleção e avaliação inicial das crianças participantes das intervenções. Elaboração do plano de intervenção para atendimento individual e/ou em grupo.
- Professor: Roselaine Pontes de Almeida
- Professor: Daniela Karine Ramos
Fundamentação teórica e história da Psicopedagogia. Código de ética e demais documentos normativos da área. Campos de atuação com ênfase na psicopedagogia institucional.
- Professor: Camila Barbosa Riccardi León
Definição da numeracia e raciocínio lógico. Aquisição da numeracia e desenvolvimento do raciocínio lógico.
- Professor: Regina Celia Grando
- Professor: Everaldo Silveira
Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita nos processos de alfabetização e letramento. Acompanhamento, avaliação e intervenção.
- Professor: Fabiana Giovani
- Professor: Ana Claudia de Souza
Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Conceitos, métodos e abordagens de alfabetização e letramento. O sistema de escrita alfabética. O texto como unidade de ensino e aprendizagem.
- Professor: Fabiana Giovani
- Professor: Ana Claudia de Souza
Dificuldades de aprendizagem e o Transtorno específico de aprendizagem (TEAp). Fatores associados às dificuldades de aprendizagem. Quadros clínicos que impactam a aprendizagem: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, Deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista, Altas habilidades/Superdotação.
- Professor: Chrissie Ferreira de Carvalho
Neurociências e neuropsicologia. Contribuições da neuropsicologia e psicologia cognitivas à aprendizagem. Cognição: atenção, memória, linguagem, cognição numérica, funções executivas. Relação cognição e aprendizagem.
- Professor: Chrissie Ferreira de Carvalho
Delineamento do contexto da pandemia. Problematização das consequências pós-pandemia. Intervenções compensatórias. O papel da escola no contexto pós-pandemia.
- Professor: Daniela Karine Ramos