Turmas de Curso de Especialização Em Linguagens e Educação A Distância 2017 (21000122)
Esse é um módulo de orientação para elaboração do trabalho de conclusão de curso - Monografia. As orientações ocorreram virtualmente, com possibilidade de utilização de videoconferências.
As lendas, os contos, as diferentes formas de narrativas - o romance, o teatro, a poesia - que têm suporte nas diferentes variedades de língua, do poema recitado à língua escrita, nas linguagens visuais que transparecem na encenação dos textos teatrais, na transferência do romance para o cinema, na elaboração de vídeos, são o objeto de reflexão desse módulo. Trata-se de entender as diferentes variedades de escrita, os processos linguísticos presentes na narração, os processos de inferências pragmáticas, presentes nas obras literárias, analisando como as linguagens são mobilizadas de maneiras distintas nos diferentes suportes da narração: as linguagens utilizadas na peça teatral não têm a mesma forma daquelas mobilizadas na narrativa escrita ou no cinema. Entender os diferentes tipos de objetos estéticos, as diferentes linguagens mobilizadas, a língua falada e escrita e suas gramáticas nessas diferentes apropriações são o tema deste módulo. A proposta pedagógica desse módulo é levar os alunos a vivenciarem diferentes variedades de narração, desde a produção de textos coletivos, as wikipédias, até a elaboração de vídeos, a apresentação teatral.
Esse módulo inicia o processo de elaboração das monografias, procurando dar os subsídios para que o aluno saiba pesquisar usando os recursos dos meios digitais, ao mesmo tempo em que aprofunda a questão do conhecimento através dos meios digitais. Trata-se de levar o aluno a se familiarizar com processos de busca na rede, com a leitura e elaboração de textos virtuais, sem o suporte do papel, a fazer uso das bibliotecas digitais e de bancos de dados digitais. Acreditamos que esse módulo será de grande importância para a elaboração das monografias, mas também para o ensino de Língua Portuguesa, já que os alunos irão experienciar a leitura, a produção de texto e o estudo de textos digitais. Iremos levar os alunos a utilizar bancos de dados literários e linguísticos e principalmente iremos ensiná-los a construir esses bancos, incluindo banco de dados linguísticos etiquetados, inexistente no país.
Diferentes gêneros textuais perpassam o cotidiano individual e social, possibilitando as relações do sujeito com o outro e consigo mesmo; passando por objetos distintos, constituem-se como as linguagens da nossa intimidade e, assim, demandam reflexões acerca de suas diferentes realizações na oralidade e na escrita; o estatuto da linguagem em funcionamento na enunciação e os indicadores constitutivos das diferentes modalidades de intimidade; o encontro com a língua padrão a partir das experiências de intimidade resultantes de usos da linguagem no cotidiano.