Fórum de notícias

Sobre a Atividade 3 e Prova Final

 
Imagem de Marcelo Menezes Reis
Sobre a Atividade 3 e Prova Final
por Marcelo Menezes Reis - Friday, 19 Oct 2018, 17:26
 

Saudações

Gostaria de pedir encarecidamente a todos os alunos que leiam com bastante atenção os enunciados das questões.

Alguns exemplos.

Na questão 4 diz textualmente para obter tendências por médias móveis. Porém, em nenhum momento foi mencionado que deveria ser usada a função do Excel que adiciona tal tendência, portanto é preciso seguir o procedimento mostrado em detalhes na Unidade 5 e no vídeo https://www.youtube.com/watch?v=hZ8mLSsnNv8&t=575s

Na questão 5 diz textualmente para obter os índices sazonais, no item 5.1 pelo modelo aditivo e no 5.2 pelo modelo multiplicativo. Portanto, os índices sazonais pelos dois modelos precisam ser obtidos.

Ao fim do texto da Atividade 3 pede-se "Apresente os resultados onde necessário", e menciona-se vários casos em que os primeiros 10 resultados precisam ser apresentados. 

Quanto à prova final obviamente não será possível realizar os extensos procedimentos e construção de gráficos das atividades. Mas, a apresentação de questões de identificação das técnicas apropriadas para determinados problemas e  interpretação de resultados de tabelas, gráficos e medidas de síntese é perfeitamente factível.

Professor Marcelo Menezes Reis