Apresenta as principais definições de leitura. Discute as diferentes modalidades e estratégias de leitura. Estuda a leitura como um processo de construção de significados. Apresenta estratégias de leitura aplicáveis na Educação, no ensino infantil e fundamental. Estuda a literatura infanto-juvenil e sua aplicação nas atividades da biblioteca escolar.
Bibliografia básica:
ATAÍDE, Vicente. Literatura infantil & ideologia. Curitiba: HD Livros, 1995.
BARBALHO, Célia Regina Simonetti et al (Org.). Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012.
BORTOLIN, Sueli. Mediação oral da literatura: a voz dos bibliotecários lendo ou narrando. 2010. 233 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Júlio de Mesquita Filho, Marília, 2010.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura segundo Proust. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 392-404, jul./dez. 2011. Disponível em: < http://revista.acbsc.org.br/racb> Acesso em: 06 ago. 2013.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura segundo Sartre. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 1-7, abr. 2010. Disponível em: Acesso em: 06 ago. 2013.
CALDIN, Clarice Fortkamp. A leitura segundo Wolfgang Iser. DatagramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 13, n. 5, p. 1-7, out.2012. Disponível em: Acesso em: 06 ago. 2013
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil. 4. ed. São Paulo: Ática, 1991.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil. 5. ed. rev. e atual. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
KLEIMAN, Angela. Texto & leitor: aspectos cognitivos da leitura. 6.ed. São Paulo: Pontes, 1999.
LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra-D. C. Luzzatto, 1996.
MEIRELES, Cecília. Problemas da literatura infantil. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
OLIVEIRA, Ieda de (Org.). O que é qualidade em literatura infantil e juvenil?: com a palavra o escritor. São Paulo: DCL, 2005.
PERROTTI, Edmir. A leitura como fetiche. In: BARZOTTO, Valdir Heitor (Org.). Estado da leitura. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2009. P. 125-147.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1981.
TATAR, Maria (Ed.). Contos de fadas: edição comentada e ilustrada. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2004.