Fase 01
As Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDIC) e os processos de ensino aprendizagem (presencial e a distância). Implicações do uso das TDIC na Educação. Educação e Tecnologias: evolução histórica e perspectiva. O ensino da língua portuguesa mediado pelas tecnologias.
Conceitos fundantes: letramento acadêmico e gêneros textuais/discursivos da esfera acadêmica. Dimensões intrassubjetivas e intersubjetivas dos atos de ler e de escrever. Implicações entre práticas de leitura e práticas de produção textual na universidade. Vivência de interações acadêmicas mediadas pelos gêneros fichamento, resumo, resenha, seminário projeto de pesquisa e artigo.
Introdução aos Estudos Literários, abordando os seguintes aspectos: debates sobre teoria, literatura e cânone; poéticas clássicas (mimese e níveis de representação; a poética de Aristóteles; uma tragédia grega); poéticas modernas (mescla e hibridismo; uma peça de Shakespeare); poéticas contemporâneas (a crise da representação).
A Língua Latina em seu contexto de produção. Sistema nominal: as declinações e os casos latinos; as funções sintáticas correspondentes. Sistema verbal: voz ativa, modo indicativo e imperativo, aspectos do infectum e do perfectum.Categorias gramaticais: proposições, adjetivos e pronomes. Subsistência de traços da Língua Latina na Língua Portuguesa.Literatura Latina: prosa; poesia dramática; poesia lírica; poesia épica.