Fase 07
- Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos. O processo de constituição dos Direitos Humanos. Os documentos fundadores como resultados sócio-históricos. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena. O Direito das Pessoas com Deficiência e a Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro
Autista. Educação Ambiental e Sustentabilidade
- Visão introdutória do objetivo da Psicolinguística dentro de um paradigma interdisciplinar entre a Psicologia e Linguística. Psicolinguística no contexto das ciências: Histórico, objetivo de estudo e campo de atuação da psicolinguística. O que constitui o conhecimento da linguagem? Questão central na teoria linguística: fenômeno linguístico em termos de dados primários (linguística descritiva) com base em produções de falantes nativos de várias línguas, inclusive de línguas de sinais; e fenômeno linguístico com base em estudos experimentais. A relação entre
construção teórica e estudos experimentais para compreensão da estrutura da língua, com foco na Libras.
- Ensino da Libras como segunda língua, ênfase do ensino de libras utilizando-se métodos do ensino de libras abordados no aprendizado de uma segunda língua; Noções de planejamento e a produção de unidades pedagógicas; Abordagem dos pressupostos teóricos de aprendizagem e o fazer pedagógico nos diferentes níveis aplicados aos alunos ouvintes; Estratégias dinâmicas que facilitem o aprendizado da LIBRAS bem como
o uso adequado de ferramentas de ensino e de recursos didático-pedagógicos.
- Estudo dos princípios didáticos e metodológicos do ensino da língua de sinais como língua L1 e como primeira língua, por meio do contexto e textualização em sinais articulada com o uso da língua e da prática da análise linguística. O ensino de língua de sinais a partir da diversidade textual sinalizada: análise dos aspectos temáticos, estruturais, linguísticos e a funcionalidade dos textos nos diferentes contextos sociais. Aspectos estruturais do conto e abordagem no ensino. Análise dos livros didáticos existentes no país. Análise de fitas de vídeo didáticas. Atividades metalinguísticas como instrumento de apoio para a discussão dos aspectos da língua. Uso de recursos expressivos da língua que convêm às condições de produção do discurso e às finalidades e objetivos do texto sinalizado. Produção de unidades pedagógicas para o ensino fundamental, tendo em vista a articulação dos componentes linguísticos: leitura de textos literários e não literária produção textual e análise
linguística. Noções de planejamento.