- Métodos do ensino da literatura surda e sinalizada para alunos de L1 e L2 de diversas idades. Elementos linguísticos e culturais no ensino. Recursos para ensino de Literatura Surda e sinalizada. Organização de unidades pedagógicas de língua e literatura na língua de sinais brasileira.
- Professor: Rachel Louise Sutton Spence
- Da gestação ao nascimento da criança surda. Do descobrimento da surdez pelos pais. O desenvolvimento da comunicação familiar. A descoberta, pelo surdo, da diferença. A fase escolar. A profissionalização. Representações ser surdo e o seu impacto no desenvolvimento da criança surda. O desenvolvimento cognitivo da criança surda. Pensamento e linguagem na criança surda. Aparelho psíquico e alteridade. Língua materna (transmissão da falta) e língua de sinais (transmissão da cultura). Corpo natural e corpo simbólico. A descoberta do eu e do outro. A constituição da personalidade.
- Professor: Alexandre Bet da Rosa Cardoso
- A importância em conceber um currículo para o ensino de Libras na universidade. Estudo do marco comum europeu de referência para as línguas. Estudo do marco comum europeu de referência para as línguas de sinais. Análise de currículos de Libras existentes no Brasil. Proposição de um possível marco comum brasileiro de referência para a Libras.
- Professor: Carolina Ferreira Pego
- A língua de sinais como expressão cultural de diferentes grupos sua padronização e escrita. A escrita como referencial para a aquisição da língua. Conceitos sobre a escrita em geral e a escrita de sinais. O sinalário da Língua Brasileira de Sinais. Mapeamento dos Estudos da escrita de sinais. A representação da sinalização e da espacialização na escrita sinais.
- Professor: Carolina Ferreira Pego
- Estudo e aplicação de abordagens teóricas e metodológicas relevantes à análise do discurso, privilegiando a análise de diferentes gêneros e registros em contextos sociais cotidianos e institucionais com foco específico nas línguas de sinais. Descrição e interpretação de características linguístico-funcionais, incluindo: tomada de turno, estruturas gramatical e léxico, unidades e níveis de organização textual, coesão, coerência e
intertextualidade e sua relação com diferentes contextos socioculturais.
intertextualidade e sua relação com diferentes contextos socioculturais.
- Professor: Rachel Louise Sutton Spence
- Métodos do ensino da literatura surda e sinalizada para alunos de L1 e L2 de diversas idades. Elementos linguísticos e culturais no ensino. Recursos para ensino de Literatura Surda e sinalizada. Organização de unidades pedagógicas de língua e literatura na língua de sinais brasileira.
- Professor: Fernanda de Araujo Machado
- Da gestação ao nascimento da criança surda. Do descobrimento da surdez pelos pais. O desenvolvimento da comunicação familiar. A descoberta, pelo surdo, da diferença. A fase escolar. A profissionalização. Representações ser surdo e o seu impacto no desenvolvimento da criança surda. O desenvolvimento cognitivo da criança surda. Pensamento e linguagem na criança surda. Aparelho psíquico e alteridade. Língua materna (transmissão da falta) e língua de sinais (transmissão da cultura). Corpo natural e corpo simbólico. A descoberta do eu e do outro. A constituição da personalidade.
- Professor: Alexandre Bet da Rosa Cardoso
- A importância em conceber um currículo para o ensino de Libras na universidade. Estudo do marco comum europeu de referência para as línguas. Estudo do marco comum europeu de referência para as línguas de sinais. Análise de currículos de Libras existentes no Brasil. Proposição de um possível marco comum brasileiro de referência para a Libras.
- Professor: Andre Ribeiro Reichert