Fase 11
A Língua Latina em seu contexto de produção. Sistema nominal: as declinações e os casos latinos; as funções sintáticas correspondentes. Sistema verbal: voz ativa, modo indicativo e imperativo, aspectos do infectum e do perfectum.Categorias gramaticais: proposições, adjetivos e pronomes. Subsistência de traços da Língua Latina na Língua Portuguesa.Literatura Latina: prosa; poesia dramática; poesia lírica; poesia épica.
Estudo da narrativa ficcional e da poesia em seus aspectos históricos e formais. Gêneros e subgêneros; a estrutura narrativa: história, personagem, foco narrativo, tempo e espaço; as fronteiras do ficcional (história e ficção); análise e crítica textual; poéticas clássicas e modernas; o poético enquanto forma e enquanto função; análise e interpretação do texto poético.
Estrutura interna das palavras: flexão e derivação. Fatos gramaticais na interface entre sintaxe e morfologia: concordância. Noção de “caso” nos domínios morfológicos e sintáticos. Estrutura interna das palavras: flexão e derivação. Categorias gramaticais: uniformidade da organização hierárquica de nomes, verbos, adjetivos, advérbios e preposições, como resultado da projeção das propriedades lexicais. Relações sintáticas fundamentais: predicação, complementação e adjunção.
Introdução à fonética articulatória. Conceitos fundantes da fonologia e da morfologia. Fenômenos fonético-fonológicos e morfofonológicos do português. Transcrição fonética e fonológica.
Teorias que norteiam o tema organização escolar e o currículo. Estrutura organizacional do sistema nacional de educação. Níveis e modalidades de ensino da Educação Básica. Projeto Político Pedagógico. A teoria curricular e os aspectos da ideologia, da cultura e do poder. O currículo e os ritos de exclusão. PCNs; Propostas curriculares : estadual e municipais. A avaliação curricular. O currículo e as identidades sociais.