Fase 05
- O ensino de Libras como segunda língua e segunda modalidade. A aplicação das teorias de segunda língua para o ensino de Libras para ouvintes. O ensino de Libras como segunda língua para surdos de outros países e surdos de outras comunidades brasileiras. O bilinguismo sequencial de línguas de sinais nas salas de aula de comunidades indígenas e comunidades locais.
- Por uma educação de surdos com base na experiência visual: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino profissionalizante. O currículo na educação de surdos. Propostas de ensino para educação de surdos com enfoque nas experiências visuais. Didática e dinâmica
na aula de/com surdos.
- Diferentes tipos de produção literária em sinais: o conto, as piadas, as poesias. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. A estrutura e funções de literatura surda e sinalizada. Os contextos e origens de literatura surda e sinalizada.
- Conhecer e correlacionar os fundamentos, os métodos e as técnicas de análise presentes na produção do conhecimento científico. Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas e trabalhos acadêmicos. Elaborar e desenvolver pesquisas e trabalhos científicos obedecendo às orientações e normas vigentes nas Instituições de Ensino e Pesquisa no Brasil e na Associação Brasileira de Normas
Técnicas.
- O ensino de Libras como segunda língua e segunda modalidade. A aplicação das teorias de segunda língua para o ensino de Libras para ouvintes. O ensino de Libras como segunda língua para surdos de outros países e surdos de outras comunidades brasileiras. O bilinguismo sequencial de línguas de sinais nas salas de aula de comunidades indígenas e comunidades locais.
- Por uma educação de surdos com base na experiência visual: educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino profissionalizante. O currículo na educação de surdos. Propostas de ensino para educação de surdos com enfoque nas experiências visuais. Didática e dinâmica
na aula de/com surdos.