Estudo de princípios de Linguística Aplicada (LA) e sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas, com foco no ensino da Libras e o ensino de português para surdos. A pesquisa em LA em diferentes contextos. Posicionamento crítico e interativo quanto ao processo de ensino e aprendizagem, no que concerne os princípios fundamentais da LA. Como disciplina que se ocupa de problemas decorrentes de questões de
linguagem em contextos do mundo real e atividades de prática como componente curricular.
linguagem em contextos do mundo real e atividades de prática como componente curricular.
- Professor: Carolina Ferreira Pego
- Professor: Vitória Tassara Costa Silva
História da educação de surdos. O impacto do Congresso de Milão (1880) na educação de surdos no Brasil. Legislação e surdez. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Modelos educacionais na educação de surdos: modelos clínicos, antropológicos, da diferença e
mistos.
mistos.
Noções que constituem o fundamento da linguística contemporânea. Apresentação dos fundamentos da linguística geral que trata basicamente
de teorias e propostas inicialmente concebidas para analisar e entender as línguas orais. Evidências de que as questões relevantes para o estudo das línguas orais também são relevantes para as línguas de sinais, ilustrando-as com alguns exemplos da língua de sinais brasileira
de teorias e propostas inicialmente concebidas para analisar e entender as línguas orais. Evidências de que as questões relevantes para o estudo das línguas orais também são relevantes para as línguas de sinais, ilustrando-as com alguns exemplos da língua de sinais brasileira
- Professor: Rachel Louise Sutton Spence
Estudo de princípios de Linguística Aplicada (LA) e sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas, com foco no ensino da Libras e o ensino de português para surdos. A pesquisa em LA em diferentes contextos. Posicionamento crítico e interativo quanto ao processo de ensino e aprendizagem, no que concerne os princípios fundamentais da LA. Como disciplina que se ocupa de problemas decorrentes de questões de
linguagem em contextos do mundo real e atividades de prática como componente curricular.
linguagem em contextos do mundo real e atividades de prática como componente curricular.
- Professor: Carolina Ferreira Pego
História da tradução e da Interpretação. Diferença entre a tradução e a interpretação. Definições de tradução e interpretação e os respectivos
reflexos na prática profissional. Conceitos e problemas teóricos e práticos da Tradução e Interpretação. Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.
reflexos na prática profissional. Conceitos e problemas teóricos e práticos da Tradução e Interpretação. Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais.
- Professor: Warley Martins dos Santos