-
- Professor: Rodrigo Acosta Pereira
- Professor: Rosangela Hammes Rodrigues
1. Revisão das principais perspectivas da Teoria da Literatura e a presença no Ensino. O conceito de Literatura e as pedagogias a ele associadas no pensamento estético da tradição clássica e no pensamento estético contemporâneo. História do Ensino da Literatura - concepções e práticas. Literatura e Escola. Literatura e Currículo. Laboratório de Ensino de Literatura.
2. Revisão das principais correntes Lingüísticas e a presença no Ensino. A questão do Ensino da Gramática. A Leitura e suas Políticas. Teorias do Texto. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. Produção de Material Didático para o Ensino Fundamental e Médio.
3. Pesquisa de campo de configurações escolares sob a perspectiva do ensino da Língua e da Literatura: escolas públicas e escolas privadas; ensino formal e não-formal; auto-formação e experiências comunitárias alternativas.
2. Revisão das principais correntes Lingüísticas e a presença no Ensino. A questão do Ensino da Gramática. A Leitura e suas Políticas. Teorias do Texto. Os Livros Didáticos e as Propostas Curriculares. Produção de Material Didático para o Ensino Fundamental e Médio.
3. Pesquisa de campo de configurações escolares sob a perspectiva do ensino da Língua e da Literatura: escolas públicas e escolas privadas; ensino formal e não-formal; auto-formação e experiências comunitárias alternativas.
- Professor: Nelita Bortolotto
- Professor: Isabel de Oliveira e Silva Monguilhott
Configuração histórica da área da Didática. Atividades de ensino como prática político-social e formativa do professor. Ensino-aprendizagem e questões político-pedagógicas e sociais da educação escolar. Concepção de conhecimento, de aprendizagem e as teorias pedagógicas. Organização do processo ensino-aprendizagem e o projeto pedagógico na escola. Modalidades de planejamento para a mediação pedagógica e sua relação com especificidade no campo de conhecimento do ensino de Letras.
- Professor: Daniela Karine Ramos