Friday, 29 Mar 2024, 06:02
Site: Moodle EaD-UFSC
Curso: Moodle EaD-UFSC (Moodle EaD-UFSC)
Glossário: Perguntas Frequentes
PERGUNTAS FREQUENTES DOS ESTUDANTES

Estudante: como proceder para me inscrever no Moodle EaD/UFSC

Todos os estudantes regularmente matriculados nas disciplinas são automaticamente inscritos no Moodle. Mas é necessário que seus dados estejam corretos no Cadastro de Pesooas da UFSC (SCCP), em particular o endereço eletrônico (email) que é obrigatório. Em caso de dúvidas sobre matrícula em disciplinas ou sobre seus dados cadastrais, por favor consulte a coordenadoria de seu curso.

Informações sobre cursos ofertados pela UFSC na modalidade de EaD podem ser obtidas no portal de EaD da UFSC.

Estudante: estou regularmente matriculado em uma disciplina/turma, mas ela não aparece no Moodle EaD-UFSC

Diariamente os dados das disciplinas/turmas no Moodle EAD-UFSC são sincronizados com os dados do sistema acadêmico. Assim, os estudantes regularmente matriculados numa disciplina/turma são automaticamente inscritos na disciplina/turma correspondente no Moodle EAD-UFSC. Há duas razões principais para uma disciplina/turma não aparecer para você:

  • Há algum problema com sua matrícula na disciplina/turma: sugerimos consulta ao sistema acadêmico ou à coordenação de curso para confirmar sua situação;
  • O professor ocultou a disciplina/turma, de forma que os estudantes não tem mais acesso a ela: procure o professor da disciplina/turma e trate com ele sua demanda.

Estudante: onde posso tirar dúvidas sobre o Moodle

Veja a seção de "Suporte a usuários".

PERGUNTAS FREQUENTES DOS PROFESSORES

Professor: como inscrever Tutor a Distância (UFSC) e Tutor Presencial (Polo)

A inscrição dos tutores, que irão atuar no Moodle EAD2, é feita pela secretaria do curso em sistemas de registro que são sincronizados com o Moodle. Caso a secretaria do curso não tenha acesso a este sistema, é necessário abrir um chamado em http://atendimento.setic.ufsc.br .

Veja abaixo instruções para a inscrição de tutores de Cursos de Graduação e de tutores de cursos de Pós-Graduação.


Para Tutores de Cursos de Graduação

Para tutores de cursos de graduação, o registro é feito no sistema Cadastro da Comunidade (acesso web), detalhado abaixo.

Autenticação

Acesse o Cadastro da Comunidade e clique no link "Fazer login no sistema":


Cadastro do tutor

Caso o tutor não tenha cadastro, realize o cadastro clicando em "Brasileiro" ou "Estrangeiro". Na tela que se abrirá, realize a busca do tutor digitando seu "Nome" ou "CPF" e clique na lupa. Caso o tutor que você procurava não seja encontrado, clique no link "cadastrar" e realize o cadastro:


Atribuir funções

Depois de cadastrado, clique no link "Atribuir funções":


Pesquisar pelo tutor

Realize a pesquisa do tutor, digitando seu "Nome" ou "CPF" e clique na lupa. Quando o tutor desejado aparecer na tabela "Você procurava por este(s) cadastro(s)?", clique no link "Atribuir funções":


Selecionar o papel de tutor

Na nova tela, selecione o papel desejado: Tutor a Distância (UFSC) ou Tutor Presencial (Polo), e informe todos os campos solicitados.

Tela para Tutor a Distância (UFSC):

Tela para Tutor Presencial (Polo):


Tempo até o tutor ser inscrito no Moodle

Depois deste registro feito, em no máximo 1h, os tutores são inscritos nas turmas/disciplinas em que foram registrados, sem necessidade de busca pelos seus nomes no Moodle.


Para Tutores de Cursos de Especialização

Para tutores de cursos de especialização, o registro é feito no sistema CAPG Desktop, detalhado abaixo.

Autenticação

Acesse o CAPG Desktop, utilizando suas credenciais do Sistema de autenticação centralizada da UFSC:


Selecionar a opção de Menu

Acesse a opção de menu "Especialização" > "Ensino a Distância - Cadastramento (funções)"


Pesquisar pelo tutor

No formulário "Cadastramento Especial", que se abre, pesquise pelo tutor digitando o CPF ou nome e clique no botão "Consultar":


Tutor NÃO encontrado na pesquisa

Caso o tutor não apareça no resultado da pesquisa é preciso cadastrar os dados solicitados no formulário e clicar no botão "Confirmar".


Tutor encontrado na pesquisa

Quando a pesquisa pelo tutor retorna dados na tabela, da parte inferior do formulário, posicione o cursor do mouse no início da linha que contém o identificador do tutor e clique sobre a primeira célula cinza da linha:


Atribuir funções

Com os dados de cadastro preenchidos no formulário, clique no botão "Funções":


Selecionar o papel de tutor

No novo formulário que se abre, "Cadastramento Especial - Funções", selecione o tipo de papel "Tutor a Distância (UFSC)" ou "Tutor Presencial (Polo) PósGraduação":

e informe os demais campos.

Para cadastrar um "Tutor a Distância (UFSC)", também é preciso informar os campos:

  • Curso
  • Dt. Término (Data de Término)
  • Semestre
  • Disciplina
  • Turma

Para cadastrar um "Tutor Presencial (Polo) PósGraduação", também é preciso informar os campos:

  • Pólo EaD
  • Curso
  • Dt. Término (Data de Término)

Salvar a função de tutor

Depois que todos os campos estiverem preenchidos clique no botão "Incluir".

Tempo até o tutor ser inscrito no Moodle

Depois deste registro feito, em no máximo 1h, os tutores são inscritos nas turmas/disciplinas em que foram registrados, sem necessidade de busca pelos seus nomes no Moodle.

Professor: como publicar as notas do Moodle no sistema acadêmico

Para publicar as notas/conceitos do Moodle EaD/UFSC no sistema acadêmico, clique no item "Notas" da caixa de administração do curso Moodle correspondente à turma e, então, selecione o item "Transposição de notas Moodle-CAGR/CAPG" dentre as opções de relatórios disponíveis. Neste relatório é possível marcar as ocorrências de frequência insuficiente, assim como as menções "I". Quando as informações estiverem completas, basta clicar no botão "Transpor notas para o CAGR/CAPG" para transpor as notas finais para o sistema acadêmico. Esta operação pode ser realizada mais de uma vez.

PERGUNTAS FREQUENTES GERAIS

Geral: acesso (autenticação) alternativa

Caso a autenticação centralizada apresente alguma falha, tente a autenticação alternativa.

Caso você seja estudante, utilize seu número de matrícula como identificador de usuário. Para outros perfis, utilize seu cpf como identifciador. A senha a ser utilizada é a de costume.

Geral: com que frequência os dados do Moodle ED/UFSC são sincronizados com o sistema acadêmico

As sincronizações de dados do Moodle EaD/UFSC com o CAGR/CAPG/CAPL são realizadas todos os dias de hora em hora. Isto significa que qualquer alteração de dados que tenha sido feita no CAGR/CAPG/CAPL (criação de turma, matrícula de estudante numa turma, etc.) pode demorar cerca de 1 hora para ser refletida no Moodle EaD/UFSC.

Geral: como altero meu nome ou email no Moodle EaD

O Moodle EaD está integrado ao Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP). Assim, dados como nome e email dos usuários são obtidos automaticamente desse sistema. Desta forma, a atualização desses dados deve ser feita diretamente no SCCP. Após isto, eles serão automaticamente atualizados no Moodle EaD.

Você pode alterar seu email no SCCP seguindo a referência: "Alterar e-mail".

Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".

Geral: como obtenho/altero minha senha de acesso ao Moodle EAD/UFSC

O Moodle EaD está integrado ao Cadastro de Pessoas da UFSC (SCCP). A alteração de senha deve, portanto, ser feita nesse cadastro, tendo reflexo em todos os sistemas integrados a ele. Veja referências abaixo:

Havendo alguma dúvida ou problema, por favor veja a seção de "Suporte a usuários".